Com um mercado cada vez mais competitivo, começar um negócio do zero é bem desafiador. Muitos conseguem criar estratégias eficientes e, consequentemente, lançar uma empresa de sucesso, mas alguns não conseguem ter o mesmo destino e acabam fechando. Para que isso não aconteça, os empreendedores passaram a adotar a conversão de modelo para o seu negócio.
A conversão de bandeira é quando o empresário já conta com a sua empresa e decide ajustar aquela empresa com outro que já existe no mercado, sendo que na maioria dos casos, elas se tornam uma franquia. Esse movimento apresenta diversas vantagens ao empreendedor, gera economia e contribui para o sucesso daquele empreendimento.
Pensando em conquistar os empresários que desejam trocar de bandeira, a Ótica Center – franquia especializada no setor óptico – conta com um modelo de negócio especialmente para esses casos. “O modelo Turn é ideal para quem busca trocar de bandeira no negócio, ou seja, já possui empresa estruturada e quer agregar os serviços da Ótica Center”, comenta o diretor de expansão Laerte Yoshio.
Benefícios da conversão de bandeira
Uma das situações que mais chamam a atenção dos empreendedores para que eles façam a conversão de bandeira é pelo fato de necessitarem de um baixo investimento para fazer as adaptações ao novo padrão da franquia. Ele também poderá usar parte da sua mobília e equipamentos para operar o novo negócio.
“Além disso, o franqueado pode usar a visibilidade e clientes que já tinha conquistado anteriormente. Também existe a possibilidade de ele usar a mudança de bandeira como uma estratégia de captação de novos clientes e relacionamento com os consumidores da loja, os levando para visitar a nova instalação”, detalha Yoshio.
Outro benefício encontrado ao fazer essa mudança, é começar com uma nova operação que já possui experiência no mercado. “Além disso, a alteração de bandeira poderá gerar um incremento considerável no faturamento mensal devido à marca nova, novos produtos, novas promoções e identidade do cliente com o novo negócio”, salienta o diretor de expansão da Ótica Center.
Vantagens de uma franquia de ótica
Uma das vantagens de converter a bandeira do negócio para a Ótica Center se dá pela possibilidade de poder ser feito esse movimento em qualquer tipo de loja, seja qual for o segmento, sem a necessidade de ser alguma rede de óticas que atuava anteriormente. Porém, uma das exigências é a localização, tendo que ser semelhante com as características que a marca solicita.
“O empreendedor também estará investindo em um mercado em grande curva de crescimento com expectativa superior de 8% em 2022, o que representa um faturamento de 193,2 bilhões de reais somente nesse nicho. A tendência de que a maior parte da população venha precisar usar óculos, também amplia o potencial de crescimento”, conta Laerte.
A Ótica Center conta com a vantagem de trabalhar com marca própria nas armações, com um mix variado de mais de 500 itens. “Com isso, o franqueado tem a possibilidade de gerar uma maior margem de lucro sobre os produtos. E vale ressaltar que o faturamento das nossas lojas é cinco vezes maior que concorrência”, salienta Laerte.
Exigências para esse modelo
Antes de fechar o contrato para a conversão de bandeira, a franqueadora vai até o local para analisar e entender se está nas condições impostas pela rede. No caso da Ótica Center, o principal requisito é a localização. O ponto empresarial precisa estar em um local popular com grande fluxo de pessoas.
“O perfil do ponto comercial é de extrema importância, pois analisamos o fluxo de pessoas, perfil do público que frequenta, lojas vizinhas e se existe nas proximidades lojas âncoras que geram fluxo na região”, afirma o diretor de expansão da franquia.
Modelo Turn
O modelo Turn da Ótica Center é dedicado para conversão de bandeira. Por já contar com espaço físico montado, o franqueado terá que investir um valor menor, já que não haverá gastos extras com obras. Em média, o empreendedor irá economizar de 40% a 50% investindo nesse modelo.
“No modelo Turn é solicitado investimento inicial a partir de R$ 302 mil, com faturamento médio mensal de R$ 180 mil, sendo até 17% de lucro e em até 18 meses o franqueado consegue alcançar o payback”, finaliza Laerte.