Pet móvel Au-All chega ao mercado de franquias com modelo único no Brasil e investimento a partir de R$ 205 mil

Van com água aquecida vai até a casa do cliente com serviços de banho e tosa em cães e gatos de qualquer tipo e porte; Primeira franquia pet móvel no Brasil almeja alcançar 90 unidades até 2023

O Brasil ocupa o 3º lugar no número de pets no mundo, e a sétima posição em faturamento no ranking global, representando 3,9% do total de 145,8 bilhões de dólares faturados no mundo. Muitos desses bichinhos de estimação são considerados parte da família dos brasileiros. Não é à toa que o mercado pet cresceu de forma rápida, principalmente durante a pandemia.

Levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) aponta que entre 2019 a 2021, o crescimento de trabalhadores formais em atividades veterinárias foi de 46,5%, o melhor desempenho do ranking de emprego no Brasil. Durante esse período, o mercado de pets ganhou quase 23 mil novas empresas e o faturamento do setor cresceu 27% no ano passado, comparado com o ano anterior, quando foi registrado faturamento acima de R$ 51 bilhões em 2021.

É de olho no crescimento exponencial da população de animais domésticos, que reflete na economia nacional, que acaba de chegar ao mercado de franquias a Au-All Pet Móvel, uma van equipada com todo aparato para higiene de cães e gatos.

O negócio, que nasceu em 2019 na cidade do Rio de Janeiro, se torna a primeira franquia pet móvel do Brasil com serviços de banho e tosa em domicílio. O espaço é composto por um ambiente profissional estruturado com equipamentos necessários para um banho e tosa de alto nível. Todo atendimento é individualizado, espaço climatizado e a marca ainda preza pela sustentabilidade com toalhas descartáveis.

Contratar o serviço é bem fácil: basta entrar em contato e agendar o dia e horário que o franqueado estaciona diante da casa do cliente oferecendo banho, tosa e outros serviços no horário que o tutor quiser, para que seu tempo seja dedicado ao convívio com seu amigo peludo. A equipe é formada por profissionais qualificados em cursos com certificação, como o da Galharde Academy, de São Paulo.

Da dor ao negócio próprio

O negócio nasceu de uma necessidade pessoal e foi criado pelos cariocas Mônica Monteiro Ferreira, Gerson Jaolino, e Eduardo Monteiro Ferreira. “Sempre que chegava a hora dos nossos cães irem ao pet shop eles se escondiam, demonstravam medo, ficavam resistentes. Esses sinais acenderam uma dúvida sobre como eles se sentiam e como estavam sendo tratados. O fato de ficarem em local estranho ao habitat deles, serem colocados em gaiolas desde o transporte que os buscava até chegar a hora de serem atendidos e o longo período que ficavam longe de nós, fez com que pensássemos o que poderia ser uma solução para esse problema. Imaginamos que essa angústia não era só nossa, mas de muitos outros tutores”, relembra Mônica Monteiro Ferreira, CEO da franquia Au-All Pet Móvel.

Após criar a primeira unidade em meados de 2020, em plena pandemia, em cinco meses já não havia mais espaço na agenda para receber novos clientes e resolveram colocar para rodar mais uma van e atender outra região do Rio de Janeiro. Em poucos meses a terceira van também entrou em circulação. Foi quando os empresários perceberam que havia muita demanda para pouca oferta. Com o mercado aquecido, era hora de dar um novo passo.

Os cães Zeca, um labrador de 7 anos; Juca, o golden retriever de 11 anos, Linda, uma border collie de 5 anos, que faz jus ao nome, além da charmosa Lili, uma gatinha de rua adotada com mais de 10 anos, são os embaixadores da marca e foram os precursores para que o casal Mônica e Gerson criassem o negócio. De quebra, receberam a ajuda do irmão de Mônica, o Eduardo, para compor esse time.

Diferenciais que somam forças

A Au-All foi fundada com a proposta de manter os pets próximos do seu habitat, dos seus tutores e familiares, de não serem colocados em gaiolas, e o tempo gasto ser apenas o necessário, sem longas esperas. Na franquia, os tutores podem acompanhar seus pets durante todo o procedimento sem sair de suas casas e, assim, eles podem ver como eles se sentem e como estão sendo cuidados.

Mesmo em plena pandemia, quando o negócio foi criado, ele não deixou de crescer. A marca conta com ambiente climatizado para os dias quentes; check-list para banho e tosa; profissionais especializados; produtos de alta qualidade; estações de trabalhos individuais; espaço seguro e monitorado, além de não utilizar gaiolas no atendimento, prezando o conforto e bem-estar do pet.

Modelo de negócio

São três modelos de negócios iguais, o que diferenciam entre si é o modelo de carro e autonomia de energia e água aquecida, sendo que todos os veículos são totalmente customizados:

● Pocket – Modelo mais básico, conta com uma van modelo Effa picape V21, com espaço de 4 metros quadrados, com capacidade para receber 260 litros de água e um gerador. Nesse modelo é necessário investimento de R$ 205 mil, incluso taxa de franquia, mais compra do veículo e equipamentos, e capital de giro. O faturamento médio mensal é estimado em R$ 21 mil, com rentabilidade de 37%, e prazo de retorno estimado em até 26 meses.

● Classic – Modelo intermediário com uma van Renault master L2H2, com espaço de 5 metros quadrados, capacidade de até 350 litros de água e dois geradores. Esse modelo solicita investimento de R$ 358.250,00, incluso taxa de franquia, mais compra do veículo e equipamentos, e capital de giro. O faturamento médio mensal é estimado em R$ 21 mil, com rentabilidade de 35%, e prazo de retorno estimado em até 41 meses.

● Premium – Esse modelo é mais robusto e completo, com uma van Renault master L3H2 estendida, com espaço de 6 metros quadrados, capacidade de até 500 litros de água e três geradores. Esse modelo solicita investimento de R$ 371.837,00, incluso taxa de franquia, mais compra do veículo e equipamentos, e capital de giro. O faturamento médio mensal é estimado em R$ 21 mil, com rentabilidade de 35%, e prazo de retorno estimado em até 44 meses.

A CEO salienta que em qualquer modelo de negócio é aplicado o mesmo tipo de serviço, com conforto, qualidade e segurança, como banho comum e terapêutico, tosa na tesoura, tosa asiática, higiênica ou na máquina, além da tosa de raças específicas com a técnica trimming. O tempo gasto para execução dos serviços é o mesmo nos três modelos.

O serviço é direcionado a cães e gatos de qualquer raça e tamanho, com preços que variam conforme o serviço e porte do animal. Exemplo disso é um banho em um Chihuahua, a R$ 55, e para cães maiores, como Terra Nova e Cane Corso, o serviço pode custar R$ 170, conforme a região do franqueado.

Perfil do franqueado

Mônica enfatiza que para investir nesse segmento, é claro que é necessário amar animais. Mais ainda, é necessário que o franqueado tenha disponibilidade para estar no dia a dia da operação para executar os procedimentos como groomer ou o próprio motorista da van; seja resiliente; habilidade em lidar com pessoas e animais, e esteja de acordo com as normas da franquia.

A empresária conta que esse tipo de negócio também é ideal para veterinários recém-formados, que ainda não tem clientela e que podem iniciar seu próprio negócio construindo sua carteira de clientes.

Já o papel do franqueado dentro do negócio se baseia na prospecção de clientes e execução de serviços como groomer (profissional para prestação de cuidados de higiene e estética animal). Também é obrigatório que a unidade conte com um motorista.

Suporte ao franqueado

A Au-All conta com um sistema de gestão de agenda inteligente que também é um CRM, onde o franqueado consegue fazer análises e montar estratégias por cliente, grupo de clientes, raças, praças, entre outros.

A franqueadora ainda oferece a universidade corporativa, que será o ambiente dedicado exclusivamente ao franqueado com vários tipos de cursos completos, desde gestão inteligente a cursos de primeiros-socorros com aulas do próprio veterinário da marca.

Outro ponto chave do negócio é o fato de todas as unidades contarem com um sistema de câmeras com áudio nas unidades móveis. Através delas, a franqueadora conseguirá apoiar o franqueado a distância durante um procedimento, principalmente no início da operação.

Expansão

A rede hoje soma três unidades próprias, sendo duas na Barra da Tijuca e uma van no Recreio, todas na cidade do Rio de Janeiro. A rede foca nesse momento crescer de forma espiral tendo os estados de São Paulo e o próprio Rio de Janeiro como ponto de partida a receberem o empreendimento.

Mônica pontua que qualquer tipo de cidade tem espaço para receber uma operação Au-All, tendo em vista que no Brasil há mais de 37 milhões de domicílios com algum pet. São mais de 54 milhões de cachorros e quase 25 milhões de gatos, segundo dados da Comac (Comissão de Animais de Companhia). Além do mais, o consumo de produtos pet care deve crescer mais de 140% até 2026, de acordo com pesquisa da Euromonitor International.

A marca projeta alcançar 90 unidades até 2023 e faturar R$1,6 milhão.

“Queremos levar serviço de qualidade com comodidade onde o cliente estiver, bem como tranquilidade aos animais em um veículo totalmente adaptado. Hoje temos fila de espera com clientes interessados nos serviços, por isso acreditamos que o modelo é ideal para qualquer cidade e região. Afinal, boa parte das residências brasileiras têm um ou mais animais de estimação e buscam por serviços de higienização e estética animal”, conclui a empresária.