FiChips investe em profissionalização para potencializar o seu serviço de delivery

Com o delivery cada vez mais forte e presente nos estabelecimentos, a franquia de fish and chips adotou o serviço para todos os modelos de negócio

O crescimento do delivery no Brasil vem sendo notório há algum tempo e com as restrições colocadas por conta da pandemia, esse setor se destacou ainda mais. Isso aconteceu pelo fato de muitos restaurantes que ainda não contavam com o serviço, passaram a investir no setor.

Com isso, o mercado de delivery que já era considerado um dos mais promissores, agora é uma das principais escolhas entre os consumidores e os novos empreendedores que desejam fazer parte do segmento de food service.

A empresa especializada em dados de consumidores, Statista, levantou alguns dados que apontam o Brasil como um dos maiores destaques da América Latina. O Brasil foi responsável por 48,77% do uso de delivery em 2020, seguido de México (27,07%) e Argentina com (11,85%).

Além disso, o levantamento realizado pela Statista apontou que no ano passado, somente o setor de delivery, movimentou aproximadamente US$ 6,3 trilhões de dólares na América Latina.

Em um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil, revelou que 55% dos internautas realizaram pedidos por delivery no ano de 2020. Isso significou um crescimento de 80%, já que a taxa de consumidores online em 2019 era de 30%.

Para o CEO e fundador da FiChips – rede de food service com pratos típicos do Reino Unido – Hermes Bernardo, a tendência é que o delivery cresça ainda mais. “Agora, mais do que nunca, os clientes estão acostumados e totalmente adaptados com a funcionalidade que esse serviço oferece.”

Delivery em franquias

Além de fazer com que muitos restaurantes se adaptassem ao serviço, o grande avanço do delivery também fez as redes de franquias adotarem o modelo. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o resultado disso foi que 73% das franquias passaram a atender por delivery, representando 36% do faturamento das redes em 2020.

Hermes Bernardo afirma que a rede FiChips começou a planejar o seu delivery em 2018, pois já enxergava que esse serviço seria uma opção de alta rentabilidade. “Com isso, nós implementamos o serviço de delivery em todas as operações da franquia e investimos em uma equipe profissional capacitada para auxiliar os franqueados.”

Potencializando o serviço

Apesar de ser um recurso utilizado por muitos consumidores, um delivery de qualidade deve ser potencializado. Ou seja, é necessário investir em uma equipe de profissionais que esteja apta para solucionar os problemas e promover uma série de inovações que ajudem na evolução do serviço.

Tendo isso em mente, o CEO da FiChips conta que contratou um profissional com a expertise em delivery para que seja o responsável por apoiar os franqueados em suas dúvidas. “Esse profissional também tem a função de fazer o relacionamento e negociação com os aplicativos, dar treinamentos e capacitar nossas equipes.”

Além de contar com um profissional para o delivery, a rede de fast food também conta com um engenheiro de alimentos. Ele é responsável por desenvolver as embalagens que serão usadas para as entregas, possuindo alguns detalhes como um respiro, para manter o produto sempre fresco e com boa temperatura.

Hermes também explica que a rede procurou entender melhor quais eram as práticas dos aplicativos de delivery para potencializar o setor. “Nós fizemos um trabalho de padronização do cardápio e promovemos um ajuste nas fotos e descrições dos produtos nos apps.”

Poder de ganho do delivery

Além de ser um serviço que oferece a possibilidade de aumentar a renda do estabelecimento, o delivery também pode se tornar uma das principais fontes de renda. Porém, para isso é importante que a empresa esteja nos principais canais de venda por delivery.

O serviço de delivery da FiChips é terceirizado, com isso, a rede optou por trabalhar dentro dos principais marketplaces regionais e no âmbito nacional. “Atualmente, os consumidores podem encontrar a nossa marca em aplicativos como o Ifood, Aiqfome e Americanas Delivery”, comenta Hermes.

O CEO da franquia explica que o poder de ganho do delivery é exponencial, ou seja, dependendo da região e a forma de atuação do franqueado, ele pode ter um ganho maior até do que nas vendas na unidade física. “Atualmente, a porcentagem de vendas somente pelo delivery varia de acordo com a plataforma, mas em média fica entre 15% e 30%.”

Fidelização de clientes

O fato de o delivery ser um serviço em alta no país, não tira o mérito de que a rede deve encontrar alternativas para fidelizar o cliente com esse recurso. Isso porque, além de aumentar as vendas, o cliente que é fiel ao seu negócio, também é um poderoso agente de divulgação.

Pensando nisso, ao enviar um pedido para o cliente por delivery, a FiChips também encaminha uma “carta da rainha”. Essa carta, nada mais é do que uma simulação, em que a rainha da Inglaterra envia uma mensagem para o cliente, fazendo com que ele tenha uma surpresa ao receber o produto.

“A carta da rainha foi uma forma que encontramos para inserir também a comunicação da rede com o cliente final. Com ela apontamos nossas qualidades, as forças e o nosso desejo de oferecer um bom atendimento, se projetar e performar”, finaliza Hermes Bernardo.