Dia da empregada doméstica – setor cresce 22,5% em 2021

O último ano voltou a apresentar crescimento no número de contratações de profissionais da área. A rede Mary Help registrou mais de 5,5 mil diaristas ativas

Comemorado no último dia 27 de abril, o Dia nacional da Empregada Doméstica surgiu em homenagem à Santa Zita, que é padroeira das diaristas. Zita nasceu na cidade de Lucca, na Itália, onde com 12 anos de idade, começou a trabalhar para uma família italiana e lá ficou até seus últimos dias de vida.

Esse ano, a data nos lembra que um dos setores mais afetados durante a pandemia – o mercado de empregos domésticos – vem apresentando recuperação. Segundo dados atualizados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, o número de trabalhadores domésticos (5,6 milhões de pessoas) aumentou 22,5% no ano de 2021.

Referência no setor, a rede de franquias Mary Help, registrou nesse mesmo ano a quantidade de 503 mil diárias (aumento de 47% em relação à 2020) e 5,5 mil diaristas ativas. A empresa é a primeira no Brasil na intermediação do serviço de contratação de diaristas, possibilitando para os profissionais da área uma oportunidade de renda constante, além de facilidade, confiança e segurança na contratação de um diarista.

“A contratação através de uma rede como a nossa proporciona segurança para os dois lados. O contratante terá um serviço de qualidade, feito por um profissional selecionado em entrevista e o contratado terá garantia do recebimento pelo seu trabalho, já que tudo é intermediado por nós”, comenta José Roberto Campanelli, presidente da Mary Help.

Outro aumento importante do ano, foi a procura por processos seletivos, para empregados domésticos mensalistas – em 2019 haviam sido 711, em 2020 o número caiu para 620 (uma queda de 13%), mas voltou a subir em 2021 para 814 (um aumento de 31% sobre 2020).

Todos os profissionais da Mary Help podem ser solicitados com facilidade a partir do aplicativo para tablets e smartphones, além de telefones, WhatsApp ou mesmo presencialmente nas unidades da rede. Entre os serviços de diaristas/mensalistas, é possível contratar além de faxineira/o, lavadeira/o, passadeira/o, cozinheira/o, copeira/o, cuidadores de idosos e até garçons e churrasqueiros para festas e eventos. No agendamento, o cliente diz exatamente o que precisa e o número de horas que deseja contratar.