Criado por meio de uma parceria firmada entre o Divino Fogão e a Guersola Consultoria em meio à pandemia, o projeto de dark kitchen tem sido uma das alternativas para negócios que já atuam no segmento de alimentação como hotéis, bares, lanchonetes e pizzarias. A iniciativa tem foco nas entregas via delivery, com o objetivo de rentabilizar as operações e incrementar o faturamento. Em parceria com o hub de negócios Guersola Consultoria, a iniciativa visa ampliar a atuação das entregas em domicílio dos principais itens da gastronomia da rede. Desde o lançamento, a marca fechou quatro contratos e está em fase de prospecção com outras 11 empresas.
Para quem atua no setor de alimentação e busca uma oportunidade para reinventar o negócio, principalmente com a chegada de possíveis lockdowns e o agravamento na transmissão de covid-19 em diferentes estados brasileiros, a dark kitchen se torna uma opção atrativa. Com investimento inicial baixo, de R$ 8 mil, que é destinado à compra de insumos para produção, embalagem e treinamento, os empresários podem otimizar e rentabilizar seu negócio durante os períodos em que a cozinha está ociosa, por exemplo. O intuito do Divino Fogão, que conta com 170 restaurantes em shopping centers de todo o Brasil, é ampliar a atuação no delivery e chegar a regiões onde não há lojas da rede. A perspectiva da marca é chegar até o fim do ano com 600 unidades de dark kitchen em operação.
“Quando o projeto foi idealizado, nossa meta era fazer com que a operação chegasse a R$ 20 mil de faturamento bruto. Com esse resultado, o empreendedor venderia, em média, 25 pratos por dia. Para atingir esse desempenho foram desenvolvidos indicadores de desempenho e análises que deram um caminho mais assertivo para o negócio. Nas operações que já estão rodando, 75% atingiram a primeira meta, incrementando no negócio uma receita líquida complementar de, aproximadamente, R$ 5 mil. Esse resultado trouxe para operação uma rentabilidade maior, em poucos meses. Ou seja, estamos falando de uma oportunidade de negócio que pode salvar empreendimentos que, nesse momento, pelo atual cenário, passam por dificuldades”, explica o especialista Flavio Guersola, do hub de negócios Guersola Consultoria.
Após o investimento, a empresa se torna licenciada da marca Divino Fogão. Por meio de parceiros indicados, a nova licenciada recebe treinamentos para o preparo e comercialização dos produtos desenvolvidos pela marca e ainda garante preços diferenciados com grandes fornecedores no segmento de bebidas e insumos. Os licenciados também possuem uma taxa diferenciada na plataforma de delivery, exclusiva para o modelo dark kitchen. “É uma oportunidade para que o proprietário de um estabelecimento ganhe mais com a estrutura existente, além de atuar com uma marca que é considerada uma das melhores das praças de alimentação de shopping centers do País”, finaliza o fundador e presidente do Divino Fogão, Reinaldo Varela.