Empreender por necessidade se tornou algo muito comum nos últimos meses. Com o início da pandemia, milhares de brasileiros ficaram desempregados e apostaram no franchising como forma de ter o próprio negócio e retornar ao mercado de trabalho.
Com a necessidade de reduzir gastos, a escolha dos empreendedores tem sido por modelos de negócios enxutos, que necessitam de pouco espaço para empreender, principalmente que possam ser conduzidos de forma remota, o tradicional home office. Além de ser ainda uma opção mais flexível e que gera menos custos, e com a possibilidade de ter alta produtividade.
Segundo recente análise da série histórica da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil com o apoio do Sebrae, o país deve atingir o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou com um negócio com até 3,5 anos de atividade. Ou seja, um quarto da população adulta estará envolvida com o seu próprio empreendimento.
Conheça três redes de franquias que podem ser conduzidas home office em um espaço de apenas 10m2 e com investimento que encaixa em todos os bolsos:
A franquia Distrito Digital é uma agência digital especializada em marketing local e de vendas on-line como anúncios, criação de sites padrão, landing page, loja virtual, anúncios no Google e nas redes sociais direcionado para micro e pequenas empresas. Fundada em 2018, a Distrito Digital oferece ainda solução especializada em publicidade local através de um guia comercial – on-line, aplicativo e modelos pré-prontos. Atualmente a rede conta com quatro unidades nos estados de Goiás, São Paulo, Maranhão e Paraná.
A rede possui modelo de operação enxuta indicado para espaços de apenas 10m² e com tendência de crescimento no setor de franquias.
A franquia planeja encerrar o ano de 2020 com 36 unidades e faturamento de R$2,1 milhões. O valor de investimento inicial varia entre R$13.500 (para região até 90 mil habitantes) e de R$18.500 (para cidades ou região com capacidade para atender 250 mil habitantes).
“Trabalhar com franquia enxuta é ideal para quem busca trabalhar com quadro de funcionários reduzidos. Geralmente esse tipo de negócio solicita investimento baixo, como é o caso da franquia Distrito Digital, que entre as vantagens ainda há a flexibilidade do horário e também por se tratar de um negócio próspero no mercado”, afirma César Marcondes, diretor executivo do Distrito Digital.
Fundada em 2019, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, o Dot Bank é um banco digital voltado para empresas com alto volume de emissão de boletos bancários e que desejam automatizar 100% seu fluxo de pagamento e recebimento. Além desses serviços, a plataforma também realiza conciliação e automação de finanças com integrações em softwares de gestão, entre diversos outros.
A rede atua exclusivamente com o modelo home office e exige espaço físico de apenas 10 m2. Para se tornar um franqueado é necessário investimento inicial de R$6 mil (já somado a taxa de franquia + capital de giro). O faturamento médio mensal gira em torno de R$5 mil, com previsão do investimento entre 1 a 12 meses.
O Dot Bank é o primeiro banco digital do país a operar com modelo de franquia. Ele que entrou para o franchising em no início de 2020 e conta atualmente com 15 unidades espalhadas por 8 estados. A rede almeja encerrar o ano com 25 operações.
“Trabalhar home office não é atual, mas ganhou muita força este ano. Por isso acredito que as nanofranquias são uma boa opção para quem busca empreender pela primeira vez. Além do baixo valor de capital, é uma forma de driblar essa crise e ao mesmo tempo tirar os planos de empreendedorismo do papel”, avalia Marcelo Salomão, diretor executivo do Dot Bank.
Com mais de 20 anos no mercado, a Gigatron Franchising se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação, especialmente ao que se refere a softwares para pequenas e médias empresas do varejo. Com o uso de uma metodologia própria, o crescente desenvolvimento do negócio e a propagação de um serviço inovador criado pela empresa – o software de Gestão Giga ERP – impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012.
A rede especializada em desenvolvimento de software conta hoje com 52 unidades distribuídas entre os principais estados brasileiros. Com apenas R$2.500 já é possível se tornar um licenciado através do modelo home office, com faturamento médio mensal de R$5 mil. O negócio exige estrutura mínima: apenas um computador, telefone e internet em uma área de cerca de 10m2.
Somente este ano a Gigatron inaugurou 11 unidades e tem expectativa de conquistar mais 8 operações até o final de 2020, além de fechar com faturamento de R$ 11 milhões.
“Durante a pandemia reestruturamos nosso negócio, diminuímos a taxa de franquia e criamos um modelo de negócio intitulado como Plano Habitacional. A ideia é deixar as cidades de até 100 mil habitantes mais competitivas, em função do baixo volume de possíveis clientes”, explica Victor Ruiz, sócio e diretor comercial da Gigatron Franchising.