Para iniciar a operação de uma loja é necessária a contratação de quatro profissionais – considerando o próprio empreendedor. As lojas prezam por um ambiente clean (com móveis e brancos) e os produtos são expostos em vitrines espalhadas por toda a área interna, com fácil acesso para os clientes.
O franqueado poderá oferecer ao público um mix de 3 mil produtos, que variam desde peças mais simples, como anéis e brincos de prata 925, até colares e pulseiras folhadas a ouro 18k.
A marca é responsável por 50% do processo de produção, realizando, por exemplo, os banhos de ouro e ródio dos itens. Além dos modelos banhados, a empresa também conta com itens de prata.
A rede tem dois grandes diferenciais em relação aos produtos: a qualidade e o preço. Para atingir a cor dourada, as bijuterias recebem banhos de 5 a 10 milésimos em ouro, além de um verniz protetor, o procedimento faz com o que aumente a durabilidade das peças que ficam mais resistentes ao tempo e ao uso.
Desta forma, algumas peças da marca chegam a ter um ano de garantia. Além disso, como a Artcoco é a responsável pela produção final das peças – uma das etapas mais caras do processo de confecção – consegue baratear os preços para o consumidor final. Se a última etapa fosse terceirizada, os valores praticados poderiam ser até 10% maiores.