Experiência ou arrojo: o que é melhor para enfrentar a crise?

Publicado em 22/02/2016 por Luiz Marcondes

O ponto de vista de quem já está há muito tempo no mercado ou aquela ideia inovadora, de quem está chegando ao mercado? Que tal se beneficiar das duas visões?

Para esta matéria especial, fizemos uma dupla entrevista. Escolhemos duas franquias, uma que está há bastante tempo no mercado e uma que acaba de surgir. Fizemos as mesmas perguntas em ambos os casos (ou muito semelhantes). O foco principal: como lidar com a desafiadora situação econômica atual.


Saiba um pouco mais sobre essas franqueadoras:


ORTOPLAN


A Ortoplan é atualmente a maior a maior rede de franquias de odontologia do Mercosul, totalizando 39 unidades, entre abertas e contratadas em todo o Brasil e no exterior.


Tudo começou com o Dr. Faisal Ismail, filho de imigrantes libaneses, que começou a trabalhar aos 10 anos de idade atrás do balcão da loja da família, em Foz do Iguaçu (PR).  


Anos depois, cursou a faculdade de odontologia, e em 1998, após viagem ao Canadá e Estados Unidos, inaugurou sua primeira clínica odontológica. Os resultados foram bons e os sócios passaram a abrir unidades em outras cidades, até dar início ao modelo de franchising Ortoplan, a partir de 2007.


TERRA MADRE


A Terra Madre, empório especializado em produtos para alimentação equilibrada e bem-estar, entrou no setor de franquias em novembro de 2015. A marca, que já se tornou referência em qualidade e variedade de produtos orgânicos e saudáveis, planeja abrir oito lojas no Centro-Oeste até o final de 2016. A primeira loja da marca funciona no Alpha Mall, na região do Alphaville, em Goiânia.


As entrevistas


A seguir, confira nossa conversa com Leandro Ludovico, Gestor de Negócios da Terra Madre e com Dr. Faisal Ismail, Sócio-Fundador e Presidente da ORTOPLAN.


Você poderá comparar as respostas e se beneficiar do conhecimento de da visão de mercado de cada um sobre os mesmas temas. Aproveite!


Mapa das Franquias: Como vocês estão enfrentando a crise? Quais as medidas tomada para enfrentá-la?


Dr. Faisal Ismail (Ortoplan): Estamos passando por um momento delicado em nosso país em muitos setores da economia, por isso, creio que cautela e organização são fundamentais para qualquer decisão nos próximos 12 meses.


Tomamos algumas medidas preventivas quando observamos, no primeiro semestre do ano passado, como estava sendo conduzido o cenário no Brasil. Entre as medidas tomadas, destaco o reajuste com todos nossos stakeholders uma nova proposta de parceria.


Ajustamos ainda internamente alguns trabalhos desenvolvidos 100% em campo para que passasse a ser 50% online e isso nos deixou fortalecidos e crescendo em 2015.


Ter uma equipe multifuncional é bastante importante nestes momentos, evitando assim contratações novas ou demissões. Acreditamos muito na visão 360º na empresa por todos os setores dela.


Mapa das Franquias: Como é surgir e tentar se firmar no mercado em plena crise? Quais as medidas tomadas para enfrentá-la?


Leandro Ludovico (Terra Madre): A Terra Madre surgiu para levar a todos a saúde através do alimento. Com essa filosofia nos destacamos e driblamos a crise. Sempre com uma seleção criteriosa de produtos levando a maior qualidade a todos enfrentamos a crise com uma crescente em nossos números a cada dia.


Mapa das Franquias: A rede já atravessou situação semelhante anteriormente? O que é possível passar de experiência para os franqueados? 


Dr. Faisal Ismail (Ortoplan): Por sermos uma rede de 5 anos de escritório da Franqueadora é a primeira vez que esta empresa passa por tal momento, porém, a experiência e conhecimento de mais de 22 anos de mercado dos sócios-fundadores trouxe muita tranquilidade para a empresa e seguimos no caminho do crescimento em 2016, com ou sem crise, não tão rápido para cairmos, mas não tão lento para sermos “pegos de surpresa”.


Mapa das Franquias:  Mesmo sem nunca ter passado por isso um quadro recessivo antes e sendo uma franqueadora nova, é possível tranquilizar e motivar os franqueados? Como?


Leandro Ludovico (Terra Madre):  Sem dúvida. A mentalidade de todos está cada vez mais voltada para a saúde e, diante disto, a procura pelos produtos comercializados e oferecidos pela Terra Madre se torna cada vez maior, fazendo assim que seja a melhor opção em franquia na atualidade.


Dá para expandir a rede?  


Mapa das Franquias: Houve queda na procura da franquia por parte de novos franqueados? Como é possível tornar-se mais atraente para os novos interessados em ingressar na rede?


Dr. Faisal Ismail (Ortoplan): Sim e podemos dizer que o mercado começou aquecido, com muito interessados. Creio que a saída de muitos de seus locais de trabalho abre a oportunidade de ser seu próprio patrão e ter um negócio rentável e o modelo de franquia sério e organizado traz uma grande vantagem nisso. A atração foi criada para que todos os interessados que quisessem ingressar em nossa rede e estivessem aptos, de acordo com o perfil exigido pelo nosso negócio, pudesse ter opções de pagamento em até 36x. Só não tem nossa franquia ORTOPLAN agora quem não tem perfil mesmo.


Mapa das Franquias: Houve queda na procura da franquia por parte de novos franqueados? Como é possível tornar-se mais atraente para os novos interessados em ingressar na rede?


Leandro Ludovico (Terra Madre):  A procura vem sendo constante. É claro que existe o receio por parte de alguns em investir neste momento que nosso país passa, porém, aos que nos contatam são mostrados os diversos pontos positivos que fazem da Terra Madre uma franquia de sucesso.


Mapa das Franquias: A Ortoplan acredita que o consumidor final continuará buscando seus serviços apesar das dificuldades financeiras? Como manter a clientela?


Dr. Faisal Ismail (Ortoplan):  Sim. Acredito e para isso sempre pensamos em soluções para auxiliar este consumidor na tomada de decisão criando novas oportunidades de pagamentos, parcelamentos diferenciados e sempre entendendo o que ele precisa e como pode absorver os tratamentos financeiramente.


Mapa das Franquias:  A Terra Madre acredita que o consumidor final continuará comprando apesar das dificuldades financeiras? Como manter as vendas?


Leandro Ludovico (Terra Madre): Acreditamos que o trabalho realizado pela Terra Madre em conjunto com a conscientização de todos quanto a saúde vem fazendo com que a fidelização de nossos clientes seja crescente.


E daqui pra frente?


Mapa das Franquias: É possível crescer na adversidade? Quais as previsões para 2016/2017?


Dr. Faisal Ismail (Ortoplan):  Sim, acredito plenamente nisso! Os empresários que tiverem maior resiliência estarão crescendo, porém, para isso, devem fazer a lição de casa, rever seu planejamento estratégico e ter sua equipe fortalecida. É como um jogo, só que neste momento do país, todo dia é uma final de campeonato!


Nossa previsão é crescer em 2016 para 75 unidades franqueadas e em 2017 chegarmos a 125 unidades franqueadas em 4 países do Mercosul.


Mapa das Franquias:  É possível crescer na adversidade? Quais as previsões para 2016/2017?


Leandro Ludovico (Terra Madre):  Sem dúvida alguma é possível crescer quando realizado  um trabalho sério sempre pensando na satisfação de seus clientes  em conjunto com a alta qualidade oferecida em nossos produtos temos conseguido crescer diante das adversidades. Estamos prevendo um crescimento ainda maior neste ano e no próximo, quando esperamos chegar a 35 unidades até 2017.


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Palavras-chaves: Franquias, Franquias de odontologia, Alimentação Saudável , Franquias de alimentos, Ortoplan, Terra Madre