Crise no Brasil? Que tal abrir sua franquia nos EUA?

Publicado em 18/08/2015 por Luiz Marcondes

Franquia americana de vitaminas e suplementos recruta brasileiros e ajuda até na obtenção de visto de trabalho. Será que você tem o perfil ser um franqueado dessa rede?

É natural que em um momento de crise, as pessoas pensem em uma situação melhor, com frequência em outro país. Quem não gostaria de viver e trabalhar em uma nação com economia mais estável? A ideia é atraente. Mas é claro que haveria desafios. E o clima? Seria parecido com o nosso? E quantos à vida social? Onde encontrar outros brasileiros? Quem deseja investir numa mudança de vida precisa arriscar, mas quanto?


A loja americana de vitaminas e suplementos alimentares Vitamin Planet se tornou uma franquia e resolveu se apresentar como alternativa interessante justamente para essas pessoas, oferecendo know-how e consultoria em português para quem deseja começar a empreender nos EUA. E mais: ela auxilia na hora de conseguir um visto de trabalho nos Estados Unidos, por acreditar que o fato de um brasileiro se mostrar disposto a investir e gerar emprego naquele país facilita o processo.


Para abrir uma franquia da marca, o investimento inicial fica entre US$ 140 mil e US$ 230 mil, incluindo taxa de franchising, treinamento, infraestrutura e estoque pelos três primeiros meses.


A expectativa de faturamento é de cerca de US$ 100 mil por mês, com retorno do montante inicial em até 36 meses. A consultoria, oferecida pela franqueadora como um serviço à parte, custa de US$ 5 mil a U$ 25 mil.


Parece atraente. Mas será que é tudo tão simples assim? Conversamos com Greicy Pantoja, advogada da Vitamin Planet no Brasil e porta-voz da empresa, para entender melhor o processo e saber o que os brasileiros podem esperar dos EUA.


Mapa das Franquias: Por que brasileiros especificamente? O que os empreendedores daqui trazem de diferencial para a franqueadora?
Greicy Pantoja: São várias as razões. Primeiro porque atualmente temos muitos brasileiros interessados em investir fora do Brasil e eles estão muito mais motivados para que o negócio dê certo diante da possibilidade de residir nos EUA legalmente.
Além disto, em nosso plano de expansão temos como objetivo ter lojas em cidades turísticas americanas muito visitadas por brasileiros e atendê-los em português é um grande diferencial.


Mapa das Franquias: Qual o perfil específico de brasileiro que está sendo buscado?
Greicy Pantoja: Pessoas que queiram investir nos EUA, que conheçam o país e que tenham afinidade com o estilo de vida saudável.


Mapa das Franquias: Quais os estados/cidades foco principais dessa imigração?
Greicy Pantoja: Os brasileiros normalmente estão interessados nos Estados da Flórida e Califórnia.


Mapa das Franquias: Que tipo de concorrência os brasileiros podem esperar nesse mercado nos EUA? Qual o panorama atual?
Greicy Pantoja: O mercado americano sempre favoreceu o empreendedorismo, isto é um grande motivador para qualquer investidor, porém isto também gera concorrência, exigindo inovação constante para que uma empresa possa se destacar no mercado.
E um dos diferencias da Vitamin Planet é ter uma equipe altamente treinada, que conhece e utiliza os produtos que vendem. Temos em nossa equipe: atletas, professores de educação física e entusiastas da vida saudável, que estão sempre por dentro das últimas novidades do mercado, o que atrai e fideliza o cliente.
Assim, o nosso franqueado, com toda a estrutura de negócio da Vitamin Planet, pode esperar um cenário muito promissor.


Mapa das Franquias: Qual a perspectiva de expansão da rede com a chegada dos brasileiros?
Greicy Pantoja: Estamos bem otimistas e acreditamos quem até o final de 2016 teremos pelo menos 10 novas unidades da Vitamin Planet em operação.


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Palavras-chaves: Franquias , Vitamin Planet , Franquias de suplementos alimentares