Zip lube estreia na ABF Franchising Expo e busca consolidar crescimento no Brasil

Pioneira no segmento de serviços rápidos automotivos, especializada no serviço de troca de óleo e filtros e na inspeção e troca de itens de manutenção básica, a Zip lube é um dos destaques da ABF Franchising Expo 2015, maior feira de franquias do mundo. O evento acontece entre os dias 24 e 27 de junho, no Expo Center Norte, nos Pavilhões Branco e Azul. “Estar no maior evento do segmento mostra a maturidade do nosso negócio e nos dará possibilidade de expandir nossa operação no mercado de franquias”, afirma o diretor da Zip lube, Lineu Moran.

Com dois anos de operação e de maturação do negócio, a Zip lube vai fechar o primeiro semestre com mais de 20 lojas em operação. Depois de consolidar sua presença no interior de São Paulo, segundo maior mercado consumidor do Brasil, a empresa começou a investir em outras praças muito promissoras, como o Centro-Oeste e o Nordeste. “Já temos uma loja em Campo Grande (MS) e vamos abrir outra ainda em junho. Além disso, estamos fortalecendo nossa atuação na região com a abertura de uma loja em Goiânia. Até o fim do mês, estaremos operando em Fortaleza, cidade com maior PIB do Nordeste. Além disso, já há planos para ampliar a rede para a Grande São Paulo e região de Campinas”, diz Moran. “Antes de abrir uma loja, elaboramos um amplo estudo do mercado local, do perfil da frota circulante e dos serviços disponíveis para automóveis em cada cidade”.

A estratégia de expansão da rede é focada em dois públicos-alvo: o consumidor final e o empresário que tem interesse em investir em franquias. Ao primeiro, o foco é a conveniência oferecida pelas lojas, agilidade e excelência da prestação de serviços.

Para os empresários, a Zip lube oferece toda a infraestrutura e suporte necessários para a abertura de lojas ou conversão dos seus negócios, incluindo capacitação e atualização técnica, o que acaba beneficiando e padronizando o atendimento em todas as lojas da rede.

A empresa está posicionada para ser a primeira opção de serviços para carro fora da garantia e vai trilhar o crescimento atraindo parceiros que já atuam no ramo automotivo. Segundo Moran, há mais de 100 mil pontos de venda ou prestadores de serviços automotivos no Brasil. “Segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) o mercado ganhou, nos últimos dois anos, cerca de sete milhões de novos carros. Somos uma opção para o empresário do segmento automotivo que busca a diversificação dos seus serviços”, completa.

O valor para abrir uma franquia varia de região para região. “Além disso, construir uma loja nova do zero ou converter um ponto já existente tem forte influência no valor total do investimento”, diz Moran. O modelo financeiro da Zip lube é similar às operações de franquia existentes no mercado brasileiro, com o break-even alcançado em até 12 meses de operação e o retorno de investimento em até 36 meses. “O franqueado que converter um ponto já existente terá o break-even e o retorno de investimento mais rapidamente”, completa.

Diferenciais

O modelo proprietário de franquia foca nos serviços realizados em até 30 minutos. O motorista que for até uma loja Zip lube é recepcionado por um técnico munido de um tablet. Ao inserir a marca e modelo do veículo, o Zip system, um sistema integrado de informações, identifica os serviços que devem ser executados, de acordo com as recomendações do fabricante do veículo.

Além disso, é executado um check-up de 20 itens de manutenção. “Desenvolvemos um atendimento diferenciado e transparente. Queremos proporcionar uma experiência única de compra, tudo isso com agilidade e qualidade. Hoje, o tempo das pessoas é muito valioso”, afirma o diretor da Zip lube, Lineu Moran.

O atendimento pós-venda também recebe uma atenção especial da empresa. A rede conta com a Área do Cliente Zip lube, espaço dedicado ao cliente onde ele pode acompanhar o histórico dos serviços realizados em seu carro, receber alertas sobre as datas de recomendação para próximos serviços e participar de promoções exclusivas.

Outro diferencial no pós-venda é a Garantia Zip lube, oferecida aos clientes que realizam o serviço Zip+ de troca de óleo e filtros. A Garantia Zip lube garante o motor do carro até a próxima troca de óleo.

No quesito qualidade, as parcerias estratégias firmadas pela rede também são fundamentais para que o consumidor identifique de forma clara e objetiva uma proposta de servir diferente da que existe no mercado automotivo brasileiro. Um bom exemplo é a parceria que a Zip lube mantém com a Mobil e que permite aos usuários o abastecimento do óleo lubrificante utilizando a Troca Inteligente. Como em um pit stop, o veículo recebe a exata quantidade de óleo determinada pelo fabricante. O sistema evita o desperdício e o descarte de embalagens, além de resguardar o meio ambiente de contaminações. A substituição do produto tradicional (em embalagens de 1 litro) pelo granel pode gerar uma economia de 16% em carros com capacidade de 4,2 litros (média dos veículos de passeio). Isso sem falar que milhares de embalagens deixam de ser produzidas e descartadas.

Além da troca de óleo e filtros, as lojas da rede realizam a troca de baterias e palhetas, o alinhamento dos faróis, serviços de higienização de ar condicionado, entre outros serviços. Algumas lojas contam ainda com a oferta Zip moto, serviços de lubrificação para motos, e a Zip wash, que além de lavagem a seco, oferece uma gama de serviços de estética automotiva.

In Press Porter Novelli

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