Veja a região e as cidades mais favoráveis para abrir uma franquia em Maio

Publicado em 07/05/2018 por Imprensa

Leiza Oliveira, especialista em franquias e CEO da Minds Idiomas, fez um grande mapeamento

O Brasil tem uma proporção continental que permite uma expansão das franquias de forma única. Porém, para cada inauguração é preciso um plano de negócios, ter ciência do público alvo e de qual segmento investir. Nesse contexto, a ABF (Associação Brasileira do Franchising) fez uma pesquisa de desempenho do setor em 2017 para ajudar os futuros empreendedores a escolherem o melhor nicho e localidade para começar uma franquia.

Os dados são animadores:

- A receita no Franchising cresceu 8% de 2016 para 2017. Mesmo o país passando por uma recessão econômica. Saltou de R$ 151 Bilhões para 163 Bilhões;

-Os segmentos que mais cresceram em 2017 foi Saúde, Beleza e Bem-Estar; Hotelaria e Turismo e Serviços; e Outros Negócios. A empresa do grupo Minds, conhecida como Minds Travel, está nesse último segmento!

-Os indicadores Macroeconômicos foram positivos para a expansão das franquias. Entre eles: a visível baixa contínua da SELIC (Taxa de Juros), a inflação favorável, o aumento da renda, e a queda do desemprego.

Além dos dados da ABF, Leiza Oliveira, especialista em franquias e CEO da rede de ensino Minds Idiomas, fez um mapeamento dos melhores municípios para se investir em uma franquia e porque o investidor deve apostar no segmento da educação no nosso país.

Alguns dados do por que investir no nicho de educação:

- De acordo com a Page Personnel daqui a 10 anos todas as vagas vão exigir inglês. Independente da função;

- Com a melhora da economia, as pessoas estão buscando se qualificar, e o inglês é líder nessa busca;

- Apesar do Ensino à distância nem todos tem a facilidade de assimilar um novo idioma e a Minds oferece o curso 50% online e 50% presencial. Ou seja, é a tecnologia aliada ao olho no olho;

- A procura por cursos de inglês nesse primeiro trimestre de 2018, na Minds Idiomas, cresceu 35%;

- O faturamento de uma escola pode chegar a R$ 70 Mil reais;

- A Minds tem 65% de multifranqueados com a mesma marca. Ou seja, 65% dos nossos franqueados têm mais de uma unidade;

- Inglês não é algo sazonal. Está no entretenimento, no mercado de trabalho e oferece liberdade para ir e vir;

- Na Minds Idiomas o franqueado conta também a Minds Travel, rede de intercâmbio, ou seja, ele consegue oferecer ao aluno(a) o intercâmbio e\ou turismo para praticar o que aprendeu na sala de aula. Dois serviços ao preço de uma franquia.

O Mapeamento das melhores cidades e região

O Sudeste se apresenta como a melhor região para investimento em franquias de educação. Isso porque as grandes empresas de serviços se concentram nessa região. Cerca de 70% delas estão presentes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Além disso, os intercâmbios também acontecem mais com pessoas oriundas desses estados. O que facilita o combo: estudo + viagem.

"Dos quatro estados da região Sudeste evidencio os polos do Rio de Janeiro e Minas Gerais como os melhores para serem investidos em 2018", evidencia Leiza Oliveira, CEO da Minds English School.

Rio de Janeiro e Minas Gerais

- Redução de Custos e Investimentos menores

Ambos estados apresentam oportunidades de Redução de Custos e Investimentos mais baixos. Isso porque teve uma queda no preço dos aluguéis. Principalmente nas cidades fora da capital. Em Minas pode-se citar: Uberlândia, Nova Lima e Uberaba. No Rio: Niterói, Petrópolis e Teresópolis;

- Capacitação (Público)

Ambos estados apresentam empresas multinacionais e por isso precisam de colaboradores que falem inglês fluente. Há um público expressivo que precisa do inglês rápido como a Minds oferece. Em 18 meses, o aluno (a) sai fluente no novo idioma;

- Taxa de Mortalidade das franquias

Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados que apresentam as menores taxas de fechamento de uma franquia e\ou repasse. Garantindo, dessa forma, uma maior confiança para quem fizer o aporte em uma escola.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquia , Expansão de franquias , Franquias de idiomas , Pesquisa de mercado , Crescimento da franquia , Minds , Pesquisas