Veja 3 Franquias de educação para investir em 2018

É fato que ainda estamos passando por uma turbulência política, porém é cada vez mais visível que a economia está andando paralela a essa realidade

 A inflação fechou abaixo do esperado com a baixa do preço dos alimentos, as pessoas saíram da margem do desemprego, e as compras de natal superaram as expectativas de muitos economistas.

Neste cenário, ontem, 11 de Janeiro, a Associação Brasileira de Franchising, divulgou o seu balanço de 2017 e as perspectivas para o novo ano. A boa notícia nesse contexto é que o brasileiro (a) está mais disposto a buscar conhecimentos para ter melhora no seu dia a dia. Ou seja, angariar melhores salários e postos de colocação no mercado de trabalho. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o índice de confiança empresarial saltou de 78 pontos em 2016 para 93 pontos. Isso é refletido no número de empresas e franquias que estão apostando no Brasil e concomitantemente a maior oferta de empregos.

Nesse contexto, as franquias do segmento de educação que vão desde cursos preparatórios a idiomas, aparecem como alternativa de investimento.O número de matriculados só cresce e há demanda do mercado formal é tangível:

– De acordo com a Page & Personnel daqui a 10 anos todas as vagas vão exigir inglês;

– Fazer um curso preparatório pode sair mais em conta do que 4 anos de Faculdade;

– É preciso pensar “fora da caixa” para conseguir uma colocação no mercado de trabalho e há escolas que fazem esse treinamento com os alunos (a);

– Por mais que a realidade seja o ensino online é comprovado que mesclar o ensino na sala de aula, tecnologia, e atividades extras em casa pela internet é a trinca que fará fixar o conteúdo.

Ainda de acordo com a coletiva da ABF, na participação das redes por segmento, o nicho de educação aparece em segundo lugar com o índice de 18% atrás apenas de alimentação com 34%. Os investimentos nas escolas vão de 40 mil a 250 mil reais e dependendo do porte da escola e ponto escolhido pode entregar mais de 80 mil reais em lucro por mês para o franqueado.

Veja 3 franquias do segmento de educação que terão um “boom” em 2018 :

1. Minds Idiomas

A rede de idiomas vem com o diferencial este ano de entregar para o novo franqueado além da estrutura da escola de inglês também um novo serviço, o de viagens. Ou seja, além do empreendedor adquirir o know how de como captar matrículas, fidelizar o aluno, também pode oferecer o intercâmbio no final do curso que tem duração de 18 meses.

O aluno (a) se sente mais seguro de “fechar” no mesmo boleto o curso de inglês e a viagem que fará ao concluí-lo para praticar o que aprendeu. A Minds é a única rede de franquias de idiomas a oferecer o combo viagem + educação. O investimento para ter uma escola com porte menor é de 170 mil reais e a margem de lucro pode chegar até 60 mil mensais.

2. Kumon

O Kumon, bem conhecido no país, apresenta uma estrutura diferenciada no ensino de Matemática e Português. Com a mudança das regras do Ensino Médio, a franquia tende a ter um crescimento exponencial, pois toda mudança leva a uma adaptação dos jovens. Além disso, diante dos concorridos vestibulares, muitos pais se preocupam no reforço das disciplinas que serão exigidas dos seus filhos e complementam o ensino. O investimento no Kumon varia de 40 a 50 mil reais, dependendo da região de abertura, e a lucratividade mé dia varia de 20% a 25% do faturamento.

3. Prepara

Com mais de 500 unidades, a rede de franquias Prepara, enxerga a possibilidade de crescimento no interior dos estados e apresenta um excelente programa de bolsas de estudos que atrai milhares de jovens de todo o país. Com o aumento de vagas no mercado de trabalho para aprendiz, assistente, e etc, o Prepara vem como uma alternativa de curso rápido e de qualidade para o jovem brasileiro (a). Com cursos de informática, áreas da saúde e energia, a rede amplia a captação de alunos (a). O investimento vai de 60 a 170 mil reais e o faturamento médio de 35 mil reais mensais.