Vale a pena ter várias franquias no mesmo shopping?

Muitas vezes as oportunidades fazem com que os empresários se empolguem e desejem se lançar em mais de um negócio, abrindo mais unidades da mesma franquia ou se tornado máster franqueado abraçando também outros segmentos.

Embora isto seja absolutamente possível, especialmente para quem possui talento e vocação para ser um empresário de sucesso, é preciso adotar algumas precauções para manter os negócios sob controle e bem sucedidos.

Franquias em shopping, uma opção segura?

Shoppings Centers são, sem dúvida, uma ótima alternativa para escolha do ponto comercial para diversos tipos de negócios, inclusive franquias. Eles se tornam ótimas oportunidades porque oferecem conforto, comodidade aos clientes, maior segurança que os pontos de rua e ainda reúnem diversas opções para compras e lazer.

Em contrapartida, há também alguns pontos a serem considerados antes de abrir sua primeira unidade franqueada ou expandir seus negócios em shoppings. É preciso analisar especialmente os custos envolvidos neste processo, que podem incluir:

Pagamento de luva –  uma taxa paga pelo ponto comercial, que deve ser pago ao dono do ponto comercial, uma vez, após a escolha do local.

Aluguel da loja – este custo precisa ser analisado com calma, pois em alguns casos o valor pode variar dentro do shopping, podendo haver mais de 20 preços diferentes. Em alguns casos é definido um valor mínimo, além de uma cobrança de percentuais sobre as vendas, sendo pago, ao final, o maior entre os valores.

Custo de ocupação –  neste custo total, devem ser consideradas três despesas principais que serão cobradas mensalmente: o aluguel, a taxa do fundo de promoção e a taxa de condomínio

Atenção para ter mais de uma franquia

De todo modo, antes de se tornar dono de várias franquias simultaneamente, é preciso checar também se os franqueadores das redes estão dispostos a aceitarem um franqueado que não estará 100% do tempo presente na unidade.

Há algumas que aceitam, porém, há outras que deixam claro esta necessidade do perfil e em caso de descumprimento, pode gerar mal estar e até mesmo levar ao rompimento do contrato, por isso, atenção.

Como a falta de dedicação à franquia é uma das cinco principais causas de quebra, por esta e outras razões, antes de ter outros negócios, mesmo havendo vantagens financeiras, não deixe de considerar estes riscos e se preparar para driblá-los.

Dicas para se tornar um multi franqueado de sucesso

Apesar destes alertas, é possível sim, abrir mais de uma franquia em um shopping e se tornar um franqueado de sucesso com diversas lojas, para isto, caso se sinta pronto para alçar vôos maiores, busque sempre:

  • Desenvolver uma ótima equipe, confiante e confiável para lhe ajudar na gestão
  • Não abandonar suas unidades, esteja sempre presente
  • Acompanhar os desenvolvimentos frequentemente
  • Não descentralizar toda a gestão, mantenha as rédeas dos seus negócios
  • Manter uma relação de confiança com seus franqueadores
  • Sempre estude e analise bem os mercados nos quais atual

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!