Único Asfaltos oferece diferenciais para quem quer uma operação dinâmica, rentável e imune à crise

Todo mundo sabe o que é uma franquia comercial, varejista ou prestadora de serviços: você pode vender roupas, calçados, perfumes, alimentos, cursos de idiomas e até faxina como franqueado. Porém, pouquíssimas pessoas conseguem citar uma franquia industrial. “É porque, além de sermos a primeira, somos a única franquia industrial do país e, pelo menos que produz asfalto, a única do mundo!”, explica Jorge Coelho, fundador e franqueador da Único Asfaltos.

Coelho conseguiu um feito até então inédito: ele “compactou” uma usina produtora de asfalto, tornando seu investimento e sua operação mais fáceis e acessíveis. “Primeiro, eu criei um produto ímpar para o mercado brasileiro. Depois, foi a vez de criar a Cayman, usina que é dez vezes menor que uma usina tradicional, pode ser operada por apenas duas pessoas (a tradicional precisa de 40 funcionários) e cabe num galpão. Meu franqueado é um industrial do ramo de asfalto”, diz.

A Único Asfaltos, com todas essas características, está ocupando um espaço no mercado que não interessa às grandes usinas e, por isso, tem um potencial de crescimento infinito: o varejo de asfalto. “Nosso franqueado negocia contratos com municípios e fornece asfalto para tapa-buracos, pavimentações de ruas e avenidas e outras necessidades dessas prefeituras. Ele também atende empresas, que necessitam da manutenção de pátios de manobra, pavimentação de condomínios, de pistas de postos de gasolina e muitos outros serviços. Grandes usinas não realizam esses serviços e, já que nosso produto é simplesmente o melhor do mercado, expandimos a atuação da marca diariamente”, comenta.

O franqueado da Único Asfaltos

Engana-se quem pensa que esta é uma franquia muito complexa de se operar. A Único Asfaltos oferece tantos treinamentos quantos forem necessários para que o franqueado e sua equipe entendam de buracos, asfalto, pavimentação, operação do maquinário e, mais do que isso, negociação e licitações públicas. Ao franqueado cabe realizar os contatos comerciais, o bom relacionamento com prefeituras e a coordenação da produção. “Temos franqueados engenheiros, claro. Mas, também temos médicos, mulheres empreendedoras, empresários de ramos totalmente distantes da construção civil… O perfil do franqueado é ser um trabalhador que quer fabricar e vender asfalto”.

Recentemente, a Único lançou o projeto Chave na Mão: 26 unidades próprias da franqueadora, uma delas localizada em Fort Lauderdale, na Flórida, estão sendo repassadas a novos franqueados, já com a operação rodando, contratos e faturamento. “Recebemos muitos investidores que procuram este tipo de negócio. Não querem enfrentar a burocracia de abrir uma empresa, procurar ponto e aguardar a instalação da usina, e também preferem entrar numa operação que já tem clientes e faturamento”, detalha. “E é justamente isso que temos a oferecer: as 26 franquias Chave na Mão da Único Asfaltos já contam com licença ambiental, alvará de funcionamento da cidade onde estão localizadas, têm usina instalada produzindo asfalto, possuem funcionários, clientes e faturamento”.

Atualmente, as franquias “Chave na Mão” são operadas por funcionários da franqueadora. Estão em importantes localidades como São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Juiz de Fora )MG). Belo Horizonte (MG, Lages (MG), Criciúma (SC), Atibaia (SP), Toledo (PR), São José (SC), São José do Rio Preto (SP), Joinville (SC), Rio de Janeiro (RJ), Ribeirão Preto (SP), Foz do Iguaçu (PR), Curitiba (PR), Ponta Grossa( PR) e Arapongas (PR), entre outras cidades. “Uma delas está na Flórida, em Fort Lauderdale. Neste caso, a Único Asfaltos também dará todo o apoio no processo de imigração do franqueado, uma realidade que conheço bem, já que eu mesmo me mudei para Miami, com minha família, para acompanhar a expansão da rede em território americano”.

O investimento nas franquias “Chave na Mão” varia entre R$ 300 mil e R$ 1 milhão. O franqueado que optar por esta modalidade, além do treinamento, será acompanhado pela franqueadora no dia a dia do início de sua gestão. “Farei pessoalmente a seleção do candidato para me certificar que ele está apto a fazer parte da rede por este caminho”, diz Jorge Coelho.

Diferenciais – O franqueado da Único Asfaltos oferece aos clientes um produto que revolucionou o conceito de asfalto: o mais Fácil, desenvolvido por Jorge Coelho, permite aplicação a frio, até debaixo de chuva, com excelente fixação mesmo em condições climáticas adversas. O produto é estocável, suas sobras podem ser reutilizadas e a via que recebeu o asfalto é liberada para o tráfego imediatamente.