The Body Shop promove Comércio com Comunidades em Gana

Desde 1994, a The Body Shop, marca inglesa ativista de cosméticos naturais, mantem parceria com uma comunidade agrícola composta por mulheres, localizada em Gana, na África. A marca oferece um salário justo para essas pessoas trabalharem no local e isso vem ajudando-as a transformarem suas vidas, conquistando mais liberdade e autonomia. É na Comunidade de Gana que a Manteiga de Karité, usada há séculos por africanas como um ritual de beleza, é obtida e compartilhada com o mundo, em todos os produtos da marca que contém esse ingrediente.

O primeiro contato da The Body Shop com a Associação Tungteiya, que fica no norte de Gana, foi em 1992, quando Anita Roddick, fundadora da marca, se encantou com as propriedades da Manteiga de Karité e com as pessoas que a produziam. Na época, a comunidade possuía 50 mulheres e cresceu exponencialmente nos últimos 25 anos. Atualmente conta com mais de 600 figuras femininas em 11 aldeias, que encontraram uma forma de garantir o seu sustento.

Segundo Madam Fati Paul, diretora executiva da associação, é possível notar diversos avanços na comunidade “Agora as mulheres são fortes o suficiente para controlar o próprio dinheiro. Essa é a liberdade que queremos para elas, que não devem depender dos homens para tudo, afinal a relação deve ser de parceria”.

Além disso, os rendimentos obtidos ajudam na construção de encanamentos, abertura de poços de água, além de promover maior acesso à saúde, educação e construção de casas com melhores condições, impactando mais de 49 mil pessoas todo ano. Em 2019, a The Body Shop está aumentando a linha de Manteiga de Karité, o que vai impulsionar o investimento da marca na comunidade em 30%, viabilizando novos projetos para o local.

A produção da Manteiga de Karité representa toda essa força e amor, além de ser um ingrediente muito especial, que é usado há séculos por africanas como um ritual de beleza multifuncional para proteger a pele e o corpo do vento seco e a pele de seus bebês desde o primeiro momento de suas vidas. Ela apresenta alto teor de ácidos graxos e Vitaminas A e E, que protegem e hidratam todo o corpo.