Tendências em franchising para 2015

Publicado em 03/12/2014 por Luiz Marcondes | Ultima Atualização em 04/12/2014

Prognóstico é otimista para diversos setores, confira sua área de interesse e prepare-se para investir

Você quer se tornar o dono de seu próprio negócio no ano que vem? É claro que franquia pode ser um bom caminho. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse mercado deve crescer de 5,5% a 7% no ano que vem. E no que diz respeito ao número de unidades, o aumento esperado é de 7,5% a 8,5%, tanto em shoppings quanto em lojas de rua.

Confira a seguir alguns dos setores de franquias com melhor potencial para quem deseja ingressar no mundo do franchising no ano que vem. 

Alimentação saudável 

Pesquisa Ibope nacional em conjunto com a Fiesp indicou que quase 70% dos brasileiros costumam ler rótulos de alimentos e 32% fazem suas escolhas levando em conta os nutrientes que vão ingerir.

Esses números comprovam que a busca por uma alimentação equilibrada e saudável é uma constante nos dias de hoje. E isso se refere, claro, nas franquias que atuam na área. 

Produtos naturais

De maneira semelhante ao segmento anterior, o setor de Produtos Naturais também tem foco em consumidores que se preocupam com o que ingerem e pensam em saúde. Esse tipo de franquia está em movimento crescente e essa expansão tende a se manter. 

Fitness

Destaque para as redes de franquias de academias voltadas para nichos, como, por exemplo, pessoas na terceira idade e mulheres. 

O Brasil hoje é o segundo país que tem mais academias e, segundo dados do Sebrae, mais de 1,6 mil novas academias são abertas todos os anos. 

Especialistas acreditam que no ano que vem a busca por uma vida saudável, o culto ao corpo e o desejo de bem estar físico continuarão a impulsionar o segmento. 

Beleza e Estética

O aumento de renda da população vem contribuindo para o crescimento desse segmento nos últimos anos.

Hoje é possível montar um salão de beleza e se beneficiar da expertise da franqueadora, por exemplo. 

Depilação também está em alta, sendo uma franquia de baixo investimento com retorno rápido.

Outro fator que contribui para o crescimento do setor é o fato de, atualmente, tanto homens quanto mulheres procurarem cuidados com a aparência. 

De acordo com dados da ABF, o segmento de beleza teve um dos maiores crescimentos no ano passado e apresentou uma ampliação de faturamento de 23,9%.

Serviços 

OS atrativos desse segmento são o baixo investimento inicial e possibilidade que o franqueado tem de tocar a operação de sua própria casa, se desejar. Com cerca de 80 mil reais já é possível começar.  

E quando falamos em serviços, temos enorme variedade, indo desde viagens, serviços domésticos e reformas domiciliares até consultorias profissionais, limpeza em escritórios e jardinagem, dentre outros. 

A ABF aponta que as microfranquias foram responsáveis por parte expressiva das marcas novas no mercado.  Atualmente, o segmento já representa 5% do mercado brasileiro e deve continuar crescendo no próximo ano. 

E dentre os serviços, merece destaque o setor de cuidados com idosos, uma vez que a população do país está envelhecendo e as redes de cuidadores têm uma demanda cada vez maior. 

Outros setores de franquias para ficar atento no próximo ano

Pet

O crescimento da renda do brasileiro se reflete também em gastos em pet shops e cuidados especiais com animais domésticos. Setor em ascensão. 

Clínicas odontológicas

O brasileiro é vaidoso e não apenas com o corpo. Tratamentos odontológicos visando um belo sorriso são cada vez mais comuns muitas clínicas odontológicas optam por se tornarem franquias. 

Delivery

O segmento de franquias especializadas em entregas cresceu 9,3% em relação ao ano passado. Se o trânsito continuar caótico nas grandes cidades, o delivery tende a crescer ainda mais. Sinal verde para investir. 

Clique aqui para receber mais informações:  http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias de serviços, Mercado de franquias, Franquias, Franquias de beleza , Franquias de alimentação , franquia de estética para homens, Redes de franquias