Solutudo ajuda pessoas a ganharem tempo reunindo endereços e contatos locais em uma única plataforma

Imagine encontrar todas as vagas de emprego disponíveis na cidade em um único lugar, ou ainda, endereços precisos do melhor fornecedor de minhocas para os adeptos da pesca na região. Pois, foi com o objetivo de reunir o maior número de informações em um único lugar, que os empresários Rafael Somera e Erika Morales criaram a Solutudo.

Trata-se de uma solução que agrega e compila contatos de empresas, comércios e prestadores de serviços nas cidades onde atua. Aberta em 2005, em Botucatu, interior de São Paulo, a empresa conta com 1 milhão de usuários, 3 mil assinantes e mais de 210 mil empresas cadastradas. “Começamos recebendo uma ligação por dia, atualmente são cerca de 1.800”, diz o empresário.

O acesso à informação é gratuito para o consumidor, mas as empresas que desejam ser as primeiras na lista de informações, tornando-se referências, pagam R$ 130 por mês e viram assinantes.  Tudo começou no ano de 2005, quando a cidade onde o projeto nasceu, Botucatu, recebeu os jogos abertos do interior. Na ocasião, Rafael Somera e Erika Morales que haviam se formado na faculdade, resolveram criar um material para auxiliar atletas e delegações a conhecerem a cidade, este projeto persistiu e ganhou aprimoramentos quando no ano seguinte Somera viajou para o exterior, para desfrutar de um ano sabático, e teve contato com uma função para ele desconhecida, a do concierge. Na hotelaria, o concierge é o responsável por assistir os hóspedes em qualquer pedido, dos mais simples, como chamar um táxi, até informações sobre a cidade e seus pontos turísticos.

Rafael Somera familiarizou-se com o termo e com a função em 2006, quando passou um ano sabático na Irlanda. Neste período a sócia Erika Morales continuou com uma nova edição do trabalho ainda de maneira simplificada ligada apenas a parte impressa que fizeram em conjunto, porém, à distância. Formados em logística, com pós-graduação em marketing, ele construiu sua carreira na rede Cebrac, franquia de cursos profissionalizantes, e sequer pensava em empreender, ela vinha de experiências ligadas ao comércio local e vendas.

Nascido em São Paulo, mas residente em Botucatu, Somera franzia a testa cada vez que uma pessoa dizia: “Nossa, a cidade é bonitinha, mas não tem nada para fazer”. O mesmo acontecia com a amiga de faculdade Erika Morales. Para mudar este cenário, eles criaram um impresso com as principais atrações da cidade para distribuir entre os mais de 13 mil atletas participantes dos Jogos Abertos do Interior, em 2005. “Não ganhamos nada com a iniciativa, mas somamos credibilidade”, diz Somera. “A segunda edição, fizemos mesmo comigo na Irlanda. Nesse momento começamos a enxergar nos impressos informativos uma semente de negócio”.

Em 2008, os folhetos, que indicavam desde o endereço de uma pequena farmácia até onde comer a receita mais típica da região, ganharam corpo. Mais do que isso, a iniciativa virou um portal, com todos os dados da cidade. Recebeu o nome de Solutudo, ou seja, o lugar onde as pessoas encontram uma solução para tudo. Por meio de uma central telefônica, as pessoas contribuíam com novas informações ou encontravam respostas para as suas perguntas.

Em 2012, com 13 mil usuários em Botucatu, a Solutudo começou a expandir sua área de atuação para as cidades vizinhas de São Manuel, Avaré e Ourinhos. “Foi quando constatamos que tínhamos nas mãos um negócio com taxa per capta de usuários muito parecida com a do Google e do Facebook”, diz Somera. “Um negócio possível de ser replicado para as demais regiões do país e de ser acessado via site, telefone e aplicativo”.

O caminho escolhido para a expansão foi o franchising. O trabalho de formatação da franquia aconteceu em 2014 e a marca foi lançada no mercado em janeiro de 2015. As franquias funcionam como escritórios de prospecção comercial e coleta de dados de todos os tipos de negócios e de vagas de empregos nas cidades onde atuam. “Todos os dados entram no banco de informações da Solutudo e os moradores das cidades atendidas passam a ter um canal único para buscar suas informações”, afirma Somera.

De acordo com o empresário, a rede tem um funcionamento diferente da maioria. Os franqueados têm por função visitar as empresas da região, principalmente as micro e pequenas, que desejam se tornar referência no ranking de busca. O franqueado fica com 90% do valor das assinaturas mensais e a franqueadora com 10%. A rede trabalha com equipes compartilhadas de central telefônica, criação, design e departamento financeiro.

O franqueado paga pelos serviços valores proporcionais ao uso. Para se ter uma ideia, o franqueado paga apenas R$ 0,46 por cada ligação recebida pela central telefônica.  “Assim, o franqueado consegue ter mais foco no ponto, na captação de dados locais e na área comercial”, diz Somera. “Oferecemos um treinamento bem completo, além de três dias de imersão para os futuros franqueados, já que a maior dificuldade do negócio é a formação de equipes comerciais”.

À disposição dos interessados, quatro modelos de negócio: Tamanho P, para cidades entre 20 mil e 60 mil habitantes, a partir de R$ 45 mil; M, entre 60 mil e 200 mil habitantes, a R$ 95 mil; G, entre 200 mil e 450 mil habitantes, na faixa de R$ 200 mil e GG, para cidades entre 450 mil e 700 mil habitantes, com investimento de R$ 310 mil.

Até julho de 2016, a rede contava com 25 unidades em operação, 32 vendidas e a meta é fechar este ano com 40 franquias e um faturamento de R$ 4 milhões. O faturamento médio por unidade gira em torno de R$ 40 mil e a meta é fechar 2017 com 70 unidades ativas e um faturamento de R$ 8 milhões.

Batizada como o “Google Caipira” pelos usuários, a rede tem por foco as micro e pequenas empresas, que encontram no portal um bom canal para tornar seus produtos e serviços conhecidos. “Com o nosso trabalho, ajudamos as pessoas a ganharem tempo”, afirma Somera. “As pessoas gastam 20 minutos por dia em busca de informações locais. Usando o Solutudo, elas economizam 7200 minutos de vida”.

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