Soluções rápidas e estratégias personalizadas são trunfos de empresários de sucesso no franchising

Publicado em 30/03/2015 por Imprensa

Entender as necessidades do mercado e adaptar o negócio são os segredos para atrair novos investidores e clientes.

Sobreviver em meio a tanta concorrência não é tarefa fácil para os franqueadores, afinal, eles precisam estar em constante inovação para se destacar no mercado. A ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou os dados oficiais para o crescimento do setor durante o ano de 2014. De acordo com a pesquisa, houve um aumento de 7,7%, com faturamento de R$ 127,331 bilhões, somente o ano passado. O levantamento registrou ainda uma expansão de 9,8% das unidades de franquias em operação no país, o que representa a abertura de 11.232 unidades. O surgimento de novas redes de franquias avançou 8,8%, comparado ao ano anterior, saltando de 2.703 para 2.942.


Já na modalidade de microfranquias o negócio cresceu 14,7% no último ano. Esse modelo exige um investimento de até R$ 85 mil. Segundo a ABF, o baixo valor, é considerado o grande motivador deste avanço.


Com o mercado aquecido e o aumento das empresas e busca pelo seu espaço nas cidades brasileiras, faz com que as empresas adotem estratégias diferenciadas para enfrentar o dia a dia dos negócios. “A Gigatron Tecnologia, por exemplo, se preocupa em criar modelos de negócio rentáveis e escaláveis. Nossos franqueados sabem que a empresa está sempre preocupada em levar maior rentabilidade para a unidade dele. Sucessivamente criamos novos modelos de negócios para estar à frente do que o consumidor espera”, contou Marcelo Salomão, diretor executivo da Gigatron, rede de franquias especializada em serviços e tecnologia.


O empresário contou ainda que recentemente criou quatro novos modelos de franquias. “No universo de tecnologia as mudanças são rápidas, temos que nos adaptar a esse cenário. Isso faz com que busquemos soluções rápidas e aprimorar faz parte disso”, concluiu.


Há pouco mais de um ano atuando no mercado como franchising, a San Martin Seguros enxergou nesse nicho uma ótima oportunidade de crescimento. A empresa já possui  104 unidades distribuídas pelo Brasil. “Nós apostamos no bom treinamento dos franqueados, apresentamos técnicas de vendas direcionadas para a prospecção de clientes”, explicou Carlos Alexandre Gomes, diretor executivo da San Martin Franchising.


Ele acredita que o sucesso da rede se dá aos modelos modernos de seguros. “Vender seguros, todos podem vender. Mas nós apostamos em seguros modernos, feitos sob medida, com parceiros sólidos, discursos avançados, técnicas de marketing, negociações diferenciadas e tudo isso voltado ao novo comportamento de mercado, cada vez mais exigente em qualidade, preço e agilidade”, disse Carlos completando que, “Temos experiência de mais de 20 anos em seguros, sabemos exatamente onde realizar o casamento destas informações em benefício da rede”.


Adaptar, inovar, reinventar, essas palavras são como mantra para qualquer empreendedor de sucesso. Samadhi Muller, diretor executivo da rede Loja das Torcidas Franchising sabe bem disso. “Mexemos com a paixão do brasileiro pelo futebol, mas temos sempre que buscar novidades dentro do mercado, dedicamos nossa energia para o crescimento do franqueado, dessa forma a rede ganha como um todo”, contou Muller.


Recentemente, a Loja das Torcidas abriu sua primeira unidade Store in Store, ou seja, uma loja dentro de outra. “Isso aconteceu devido à necessidade de um franqueado que já tinha uma grande loja e optou em abrir uma Loja das Torcidas dentro deste espaço”, falou Samadhi.


Essa foi a segunda vez que a rede de franquias inova. A primeira foi ao criar o modelo quiosque como opção de franquia, já que pode ser instalada facilmente em qualquer shopping, galeria ou locais de grande circulação. Hoje esse modelo representa quase metade das unidades em funcionamento. “É essencial que busquemos o aprimoramento de nossos negócios com cursos, palestras e claro, escutar o franqueado, assim não paramos no tempo e nem estagnamos nossos negócios”, concluiu o empresário.


Outro case de grande sucesso que se adaptou ao mercado e as necessidades de seus franqueados foi a AcquaZero Franchising; empresa de lavagem sustentável automotiva, que em 2014 “explodiu” em todo o Brasil devido a crise hídrica. “Atualmente possuímos 180 unidades distribuídas pelo país e cada uma enfrenta uma situação diferente. Lançar um produto que atenda a essa diversidade de ambientes é um desafio. A AcquaZero trabalha com produtos padronizados, por isso tem que ser muito bem planejado e testado antes de implementá-lo a rede”, explicou Marcos Mendes, diretor executivo AcquaZero.


“Nossa equipe de relacionamento está em contato constante com nossos franqueados, sempre buscamos por novas ideias e sugestões sempre são compartilhadas ou até mesmo implementadas em toda a rede. Exemplo disso é a variedade de modelos oferecidos, atualmente existem nove modelos que variam de R$4.800 a R$120mil”, completou Mendes.


Eric Vaz de Lima, diretor da Vazoli Franchising, rede de financiamentos e créditos, explica que mais que um bom treinamento os franqueados precisam se sentir importantes para a rede, é necessário um contato da franqueadora para o franqueado, do franqueado para franqueadora e de franqueado para franqueada. “A Vazoli reúne seus franqueados uma vez por ano em um hotel, nesse encontro são realizadas palestras de assuntos que fazem parte do nosso dia a dia, gincana, premiações de ações que acontecem como forma de incentivo durante o ano e uma festa de encerramento. Isso estreita o relacionamento entre todos e é um diferencial”, explicou o diretor.


Outro diferencial da rede Vazoli Franchising é o atendimento personalizado. “Fazemos uma consultoria financeira e vemos qual a melhor opção para cada cliente antes mesmo dele contrair o crédito, oferecendo assim, a melhor linha de credito para suas necessidades”, contou Eric. Esse processo cativa o cliente e cria uma confiança vinda do cliente para a Vazoli.


Mas muitos negócios surgem de acordo com a necessidade dos clientes. Com a crise hídrica que assolou o Brasil nos últimos meses a rede de franquias TRC Sustentável inseriu no mercado o seu PGA – Projeto de Gestão da Água. Segundo Anderson Silva, diretor executivo da TRC, o PGA consiste em um estudo da conta de água mais uma série de ajustes, podendo reduzir em até 60% o consumo por imóvel. “A TRC é uma empresa de desenvolvimento e comercialização de projetos sustentáveis, que visa sustentabilidade e qualidade de vida”, contou o diretor executivo da rede.


A TRC Sustentável busca sempre o auxilio de novas tecnologias para garantir cada vez mais a excelência dos serviços prestados aos clientes. “A cada dia surgem novas tecnologias que podem auxiliar em nossos serviços, estamos em constante atualização, principalmente nessa área, queremos sempre garantir que os clientes TRC tenham o melhor e mais eficaz serviço”, afirmou Anderson.


Há também aqueles que aproveitam bons momentos do mercado para usar a criatividade e abrir o seu próprio negócio de acordo com a necessidade encontrada por outras empresas. O empresário André Machado, diretor executivo da Compre Store aproveitou o “boom” do franchising e hoje possui uma plataforma online especializada em abastecimento de redes de franquias. “Estamos em constante adaptação, treinamos nosso pessoal, melhoramos nossa plataforma e buscamos interatividade com nossos parceiros e clientes. Atualmente não se vende apenas! É necessário estar junto ao cliente, ser uma empresa consultiva”, falou Machado.


A CompreStore nasceu para auxiliar o franqueador a padronizar suas unidades, buscando assim uma identidade visual não só para a marca, mas para todas as lojas que carregam a bandeira. “Hoje disponibilizamos desde papéis timbrados até equipamentos de proteção, tudo previamente homologado pelo cliente, garantindo que todas as unidades tenham exatamente o mesmo material com a mesma qualidade. A padronização é como um DNA da empresa”, completou André.


Renata Brito - Fatos & Ideias 


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Palavras-chaves: Franquias , Empreendedor , Franquias de sucesso , Loja das torcidas , Microfranquias , Inovação no setor de franquias , ABF , Acquazero , TRC Sustentável , Crise Hídrica