Setor de alimentação está entre os melhores segmentos para quem busca negócio próprio

A rede de franquia Shakerama Shakes e Delícias oferece em sua receita 30% menos gorduras e açúcares em sua formulação

O mercado de alimentação é um dos setores mais promissores e que mais cresce a cada ano. Mesmo com a crise econômica, os brasileiros não deixaram de investir nesse segmento, até mesmo porque todos precisam e adoram comer.

Com esse cenário favorável e altamente lucrativo, um dos produtos mais consumidos no país é o sorvete. Em 2003 foram consumidos 685 milhões de litros, já em 2016 esse número saltou para 1 bilhão. Todo o segmento faturou mais de R$12 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis).

Para atrair novos paladares a rede de franquias Shakerama Shakes e Delícias – que entrou para o franchising no ano passado – lançou no mercado um sorvete artesanal tendo como grande diferencial o sabor do produto e uma receita exclusiva. É que a rede investiu ainda mais em um sorvete saudável oferecendo em sua receita 30% menos gorduras e açúcares em sua formulação, tornando-se um grande diferencial para aqueles que consomem a guloseima, além de ser ainda mais cremoso.

De acordo com Luciano Rodrigo de Souza, diretor executivo da Shakerama, por se tratar de um produto artesanal, na qual é utilizado matéria-prima de qualidade, é possível oferecer aos clientes um alimento saudável e cremoso, diferente dos produtos industrializados encontrados no mercado, onde o teor de gordura é alto. “Especialistas afirmam que o excesso de gorduras e açúcares ingeridos em excesso causam com o tempo danos a saúde. Por isso, nos preocupamos em oferecer um produto mais saudável e com qualidade em sua formulação”, ressalta o empresário.

Alimento rico em vitaminas

Muito diferente do que a maioria das pessoas pensam, o sorvete não é um produto altamente calórico, pelo contrário. Se consumido com moderação e atividade física ele não traz nenhum risco de ganhar alguns quilinhos a mais. Inclusive, trata-se de um alimento com alto valor nutricional que reúne vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo, minerais, agindo ainda como fonte de energia.

Vantagens de trabalhar neste setor

Com mais de 20 anos de experiência no setor de sorvetes, o empresário possui grande expertise nesse segmento, na qual todo know-how adquirido ao longo dos anos são repassados a seus franqueados oferecendo suporte e atendimento diferenciados. Outra vantagem da rede é que a franqueadora auxilia na busca do ponto comercial ideal, consultoria de campo e software específico que irá ajudar com a gestão do negócio.

Luciano pontua ainda que o sorvete não é mais um produto sazonal e de verão, já que é possível consumir o ano todo. Para isso, a rede investe em campanhas específicas e por temporadas para atrair o público. Como é o caso dos dias com temperaturas mais amenas, a rede oferece produtos como petit gateau, cappuccino, bolo, entre outros produtos acompanhados do sorvete, com o mesmo sabor e qualidade de sempre, com o intuito de atingir o maior número possível de pessoas e consequentemente altos ganhos com as vendas.

Maior produtor mundial de sorvete

Por ser um país tropical, o Brasil se encontra na 10ª posição do ranking como o maior produtor mundial de sorvetes, tendo a região Sudeste com o maior consumo no país, com 52%; seguida do Nordeste (19%); Sul (15%) e Centro-Oeste (9%). Vale ressaltar que quanto maior o número de habitantes e poder aquisitivo, maior a porcentagem de consumo nas regiões do país.

Quando o assunto é consumo no mundo todo, a Nova Zelândia desponta como o país que mais consome sorvete do mundo com índice de 12,8 quilos por pessoa no ano, seguida da Austrália (11,6 kg); Estados Unidos (10 kg), e Finlândia (8,6 kg).

Modelo de Negócio

A Shakerama oferece uma enorme variedade de produtos e combinações com sorvete em massa, soft, casquinhas milk-shakes com mais de 150 opções de sabores. São cinco modelos de negócios distintos, com investimentos que variam entre R$99 mil a R$230 mil, e em todos eles os investidores poderão contar com o produto açaí.

A marca entrou para o mercado de franchising no ano passado e já soma três unidades (entre próprias e franqueadas) em Araxá (MG), Jacareí (SP) e Canavieira (BA). A meta é encerrar 2018 com oito unidades em operação e faturamento de R$ 2,5 milhões.