Segmento de serviços cresce 9,3% no franchising e anima franquias de seguros

O setor de franquias cresceu 8% em 2017 e a expectativa é que cresça ainda mais em 2018.

De acordo com a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg), poderíamos dizer que 2017 foi uma extensão melhorada de 2015 ou 2016 no plano macroeconômico, com impactos variados entre as carteiras de seguros. Contudo, alguns sinais vitais, como inflação baixa, queda dos juros, aumento da renda média, inflexão discreta da alta taxa de desemprego, ainda na casa de dois dígitos e a modernização trabalhista, contribuíram para explicar os melhores indicadores da atividade econômica. O mercado de seguros conseguiu permanecer resiliente e atingir crescimento em torno de 7%, bem acima do 1% registrado pelo PIB.

A expectativa da entidade é de que 2018 seja um ano melhor que os anteriores, tendo em vista os benefícios que trazem a maior taxa de crescimento econômico, estimada em 2,5% pela pesquisa Focus do Banco Central, de inflação perto do centro da meta, de juros na casa de um dígito. A trajetória de continuidade de recuperação do emprego gera um cenário mais positivo para os seguros massificados. Mas muitas variáveis vão definir o rumo do mercado, razão pela qual a estimativa da CNSeg é de que o crescimento de seguros oscile de piso de 7,2% ao teto de 8,6%.

O setor de franquias, por sua vez, cresceu 8% em 2017 na comparação com o ano anterior, saltando de R$ 151,2 bilhões para cerca de R$ 163 bilhões, segundo balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Para 2018, o segmento estima chegar a um crescimento de 9% a 10%. Em balanço divulgado na última semana pela mesma Associação, referente ao desempenho no 1º trimestre deste ano, o segmento de “Serviços e Outros Negócios” – no qual estão inseridas as franquias de seguros – ganhou destaque pelo crescimento de 9,3%. Um dos players desse segmento é a protect Soluções, microfranquia de operação home based especializada em levar seguros e soluções administrativas a micro, pequenas e médias empresas. A rede começou 2018 com a abertura de 4 unidades franqueadas e a expectativa de fechar o período com 20 franquias. O investimento total para abertura de uma microfranquia da marca é de R$ 28 mil, incluindo a taxa de franquias de R$ 16 mil. O franqueado vê o retorno do investimento em um período de 12 a 18 meses e faturamento mensal de aproximadamente R$ 8 mil vem já ao final do primeiro ano de atividades e é crescente.