Sebrae lança pacote de empreendedorismo contra crise no ABC

Para combater o desemprego na região do Grande ABC e incentivar a recolocação de trabalhadores no mercado, o Sebrae lançou o Pacote Empreendedor, uma série de medidas para impulsionar os micro e pequenos negócios na região. Serão 20 mil vagas, entre atendimento, consultorias especializadas, produtos exclusivos e o programa Super MEI, que leva conteúdo técnico e de gestão ao Microempreendedor Individual (MEI). O evento contou com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, e do presidente do Sebrae-SP, Paulo Skaf, além de lideranças empresariais e institucionais.

O Grande ABC é a quarta maior economia do País, e tem sentido os efeitos negativos da crise econômica que atinge principalmente o setor produtivo e a indústria automotiva local. A taxa de desemprego na região fechou em 16,8% em julho, de acordo com dados divulgados pela Pesquisa Emprego e Desemprego realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese. Em janeiro, esse índice era de 15%. A taxa atual representa um contingente de 240 mil desempregados nos municípios da região. “O Grande ABC é o epicentro da onda de demissões que assola o País, principalmente nas grandes empresas do setor automotivo. Pelas características da indústria local, esses trabalhadores são altamente qualificados e podem tranquilamente encontrar uma recolocação no mercado como empreendedores”, afirmou Afif Domingos.

Com o evento, o Sebrae-SP coloca à disposição um conjunto de soluções para os empreendedores da região, mesmo os ainda potenciais. São iniciativas que oferecem um conhecimento amplo a respeito do planejamento e da gestão do negócio, aumentando as possibilidades de sucesso mesmo em meio a um contexto econômico desfavorável. O principal é o programa Super MEI, que tem 50 mil vagas abertas em todo o Estado. “Criamos esse programa para o futuro empreendedor e o empresário que não estão parados e procuram soluções para se destacar nesse cenário de crise e alta concorrência. O momento exige capacitação técnica e habilidade de gestão, tudo o que o Super MEI oferece”, disse Paulo Skaf.

O programa consiste em quatro etapas. Na primeira, o participante se formaliza como MEI, caso ainda não esteja regularizado. Em seguida, tem aulas de gestão empresarial, assiste a aulas específicas de uma determinada atividade em que aprende uma profissão ou aperfeiçoa o que já faz, e, por fim, tem a oportunidade de oferecer seu produto ou serviço em um site e um aplicativo, numa espécie de catálogo virtual que vai lhe permitir aparecer para o público consumidor. Em cerca de duas semanas, o empreendedor completa o Super MEI, recebe certificado do Sebrae-SP e fica apto a atuar profissionalmente com qualificação comprovada.

São 223 cursos de capacitação diferentes dentro do Super MEI, distribuídos em 18 áreas de atuação. Na indústria, alguns exemplos são: mecânica de motores a diesel, mecânica de refrigeração e climatização, mecânica de automóveis, eletricista industrial, entre outras. Também é possível se capacitar para empreender em outras atividades, como padeiro, gesseiro, azulejista, designer de sobrancelhas, maquiador, decorador de festas e eventos, artesão, produtor musical, barman etc. No mercado, os mesmos cursos custariam de R$ 300 a R$ 1 mil. No Super MEI, são gratuitos.

Os cursos – oferecidos pelas unidades do Centro Paula Souza, órgão do governo estadual responsável pelas Fatecs e Etecs, pelo Senac e pelo Senai – são ministrados preferencialmente no período noturno, a fim de viabilizar ao profissional exercer suas atividades durante o dia. “Estamos recebendo pedidos de empreendedores de diversos locais do Brasil para levar o Super MEI até suas regiões. A boa notícia é que vamos anunciar em primeira mão que o programa será estendido a todo o País. A experiência em São Paulo mostra que os empreendedores estão interessados em qualificação para crescer”, disse o presidente do Sebrae, Afif Domingos.

Sobre o Pacote Empreendedor
O Pacote Empreendedor no ABC inclui o Empretec, voltado para o desenvolvimento do comportamento empreendedor; o Começar Bem, que aborda todo o planejamento necessário antes de abrir o negócio; os atendimentos e as consultorias especializadas, que orientam sobre tendências e oportunidades de negócios. Nos próximos meses, sete carros do Sebrae Móvel estarão prestando atendimento nos municípios da região. Para quem pretende começar um negócio já, o Escritório Regional do Sebrae-SP Grande ABC, localizado em Santo André (R. Cel. Fernando Prestes, 47, Centro), fará plantão de atendimento no sábado, dia 10, das 9h às 17h. Na sede do Sebrae-SP em São Paulo (rua Vergueiro, 1117, Paraíso) também haverá atendimento durante os fins de semana, das 9h às 17h.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito