Rogério Gabriel, uma história de empreendedorismo, perseverança e disciplina

Empreender é um desejo de muitos brasileiros. No entanto, para realizá-lo, é preciso muito mais do que uma ideia na cabeça e um pouco de dinheiro para investir. Empreender é perseguir um objetivo de vida e, sobretudo, ter resiliência, pois os desafios são grandes e, na maioria das vezes, a estrada para o sucesso é longa e cheia de percalços.

Além disso, o empreendedor genuíno tem que ter uma boa dose de liderança. Grandes líderes da história e dos negócios conseguiram fazer revoluções porque inspiraram seus seguidores. Foram aqueles que conseguiram transmitir o poder de seus sonhos e a certeza de que eles seriam possíveis de alcançar.

E Rogério Gabriel, fundador e presidente do Grupo Prepara, é um desses empreendedores, que conquistaram o sucesso à custa de muita perseverança e disciplina e, sobretudo, de muito trabalho.

Rogério criou a sua primeira empresa aos 25 anos – um varejo especializado em hardwares e softwares de informática que chegou a ter 10 lojas no interior de São Paulo, chamado Precisão Informática. Em 2001, com o boom do setor, as margens começaram a ser pressionadas e o que um dia foi inovador se tornou commodity. A solução foi se reinventar. Em uma das salas da Precisão, onde eram oferecidos treinamentos corporativos de informática, o empreendedor percebeu uma grande oportunidade: oferecer cursos para jovens das classes emergentes, que desejavam ingressar no mercado de trabalho.

Assim, em 2004, foi fundada a primeira unidade da Prepara Cursos, semente do Grupo Prepara, em Catanduva – interior de São Paulo. Em busca de um modelo diferenciado, capaz de competir em um mercado com grandes players, optou por um modelo inovador, individualizado, que utilizasse tecnologia para agregar no aprendizado, o que era muito pouco explorado até então. O know-how em desenvolvimento de softwares facilitou o trabalho com a produção dos primeiros cursos da Prepara.

Com esse modelo – criado por Rogério e criticado por alguns players do mercado, na ocasião – era possível ter vários alunos na mesma sala de aula, com computadores individuais, estudando em diferentes estágios de aprendizagem e no seu próprio ritmo. O negócio deu certo. Passou a ser lucrativo e um ano depois a segunda unidade era inaugurada em São José do Rio Preto, onde hoje fica a sede do Grupo Prepara.

Pouco tempo depois, Rogério decidiu expandir o negócio por meio do modelo de franquia. Os primeiros seis franqueados eram ex-funcionários que acreditaram no sonho do patrão e investiram as suas economias para abrir escolas da Prepara Cursos. Além de funcionários que se tornaram franqueados, Rogério tem um legado de colaboradores que o acompanha há quase 20 anos. Por essas e por outras, o time do Grupo se intitula como a família Prepara.

Hoje a Prepara Cursos, representa a maior receita do Grupo. Com um histórico de mais de um milhão de alunos formados, atualmente são mais de 200 mil alunos ativos.

Além dos cursos profissionalizantes, o Grupo também possui a rede Ensina Mais, fruto do sucesso da primeira marca em entregar conhecimento por meio da tecnologia para cursos de informática e profissionalizante, que trabalha com complemento escolar. Com a utilização de uma metodologia baseada na interação das crianças e adolescentes com recursos tecnológicos para aprender Matemática, Português e Inglês, a Ensina Mais trouxe para o mercado de complemento escolar um grande diferencial, propondo um aprendizado até 50% maior por saber se comunicar na mesma linguagem desta nova geração. No mercado desde 2012, a rede Ensina Mais possui mais de 200 franqueados em todo o país.

Hoje o Grupo conta com mais de 800 franqueados, entre as duas marcas em operação, e espera por um crescimento de faturamento de 20% em 2015. Neste novo ano, o Grupo também se prepara para a expansão de mais duas marcas, a English Talk, com três unidades inauguradas no último mês de janeiro, uma em São José do Rio Preto, no interior paulista, e duas franquias em São Paulo, capital, e a PINGU’S, que será lançada em fevereiro (unidade de São José do Rio Preto).

Em parceria com a Linguaphone Group, a PINGU’S oferece inglês a crianças de 3 a 8 anos. O curso traz um método inovador, baseado na facilidade de aprendizagem observada na primeira infância, momento em que as crianças desenvolvem a confiança da fala, escrita, leitura e escuta do idioma. A PINGU’S já está presente na Ásia, Europa, América do Sul e do Oriente Médio.

DezoitoCom

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito