Redes participam da 27ª Franchising Fair e focam em expansão no Nordeste

No último ano, o Nordeste registrou um crescimento no número de unidades franqueadas (+15,6%), ficando em segundo lugar entre as demais regiões do País, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O potencial econômico dos estados tem atraído cada vez mais investidores focados em ampliar sua presença na região, como é o caso das marcas Patroni – maior rede de pizzas, massas e carnes do Brasil – e Ecoville – especializada na fabricação e venda de produtos de limpeza – que participam da 27ª edição da Franchising Fair, no Bela Vista Shopping, em Salvador. O evento ocorre entre os dias 19 e 21 de maio e deve reunir opções de negócios com investimento entre R$ 3.500 e R$ 1 milhão.

Presente em outras edições do evento, a Patroni marca presença em Salvador com o intuito de reforçar seus planos de expansão para o Nordeste, região que já conta com sua presença em sete estados, entre eles a Bahia. Para isso, a rede aposta na divulgação do seu modelo de negócio compacto, chamado Patroni Expresso, desenvolvido para ser implantado em locais que possuem alta movimentação de pessoas, favorecendo a compra por impulso. O modelo compacto é perfeito aos que possuem até R$ 150 mil para investir, valor abaixo dos R$ 400 mil necessários para a implantação de uma loja Patroni Classic, destinada ao público classes C e D, ou dos R$ 450 mil para uma loja Patroni Premium, com foco nas classes A e B. O cardápio é composto pelas famosas pizzas, servidas em pedaços, além de cachorro quente, lanches na ciabatta, coxinha, pão de queijo, sorvetes, café, sucos e refrigerantes.

“A Bahia tem um potencial imenso para expandirmos com lojas da marca. Buscamos locais como Barreiras, ou até mesmo cidades do interior, para implantar novas unidades, além da que vamos inaugurar em Juazeiro e das que já temos em Camaçari, Salvador e Itabuna. Além do mais, o Nordeste é um mercado onde mais expandimos devido às facilidades de financiamento via Banco Nordeste. Até o final do ano projetamos 10 novos pontos na região”, explica o fundador e presidente da Patroni, Rubens Augusto Junior. Atualmente, a Patroni conta com 210 unidades em operação e um faturamento de R$ 360 milhões. Para 2017, a marca prevê um incremento de 28% em faturamento e 23% em número de lojas em todo o Brasil.

A Ecoville, por sua vez, irá estrear na Franchising Fair Nordeste. A marca espera aproveitar a oportunidade por lá para fazer sua divulgação e ainda analisar melhor o mercado em potencial. Desde a participação na ABF, em 2016, quando anunciou sua chegada no franchising, a empresa estrutura encontros e palestras nos estados onde acontecem as principais feiras do País, com o objetivo de aproveitar a movimentação destes eventos para aproximar empreendedores.

A atuação intensiva em diversas localidades do Brasil tem proporcionado resultados atrativos, só no Rio de Janeiro foram assinados 45 contratos de franquias em 25 dias. “Para a edição de 2017 da Franchising Fair Nordeste, o esperado é que a gente feche 40 contratos de franquias e avance ainda mais na expectativa de terminar o ano com 500 lojas abertas pelo país”, afirma Leonardo Castelo, um dos fundadores da Ecoville.