Rede lança campanha de prevenção ‘Não precisa ser só em outubro, muito menos rosa’

Linfedema é o inchaço do braço que acontece devido ao acúmulo de líquido por conta de obstrução no sistema linfático. Esta é uma das principais complicações após a cirurgia do câncer de mama devido à retirada de linfonodos da axila e atinge uma parcela significativa de mulheres que estão em tratamento, afetando o físico, social e emocional delas. Geralmente causa incômodo no braço, com sensação de peso e, às vezes, dor. Além disso, pode afetar as atividades no trabalho, domésticas, de lazer e a qualidade de vida.

Segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e correspondendo a 22% dos casos novos a cada ano. Os tratamentos para evitar o linfedema no pós-operatório ou após a radioterapia, exigem a compra de produtos básicos, que não são acessíveis para muitas mulheres de baixa-renda. A prevenção pede que a paciente evite qualquer tipo de lesão nos braços – que pode desencadear um processo infeccioso -, sendo necessário o uso de produtos como protetor solar e repelente durante toda a recuperação.

A empresária Regina Jordão, CEO e fundadora do Pello Menos, rede especializada em depilação feminina à cera, viu essa dificuldade e criou uma iniciativa com o INCAVoluntário para distribuir kits de prevenção ao linfedema. O custo dos itens, que soma mais de 80 reais, é custeado pela voluntária para prevenção de ferimentos nos braços e mãos, com luvas para serviços domésticos, creme e afins. Hoje são distribuídos mensalmente 40 kits para mulheres que são encaminhadas ao INCAVoluntário.

Dessa parceria, surgiu também a campanha “Não precisa ser só em outubro, muito menos só rosa”, que tem o objetivo de chamar a atenção das mulheres acerca da problemática do câncer de mama no Brasil, e a importância da detecção precoce da doença. “Procurei o INCAVoluntário para iniciar uma campanha de outubro rosa na minha empresa. Lá descobri a dificuldade que eles tinham em montar os kits para prevenção do linfedema e senti que precisava ajudar nesse sentido. Hoje, se discute muito sobre esse tipo de câncer no mês de prevenção, porém, as pessoas se esquecem o quanto é importante manter ativa essa informação, vendo que a prevenção precoce pode salvar muitas vidas”, comenta Regina.

Segundo Angélica Nasser, responsável pelo INCAVoluntário, é muito comum as mulheres se sentirem inválidas no processo de recuperação da doença e os kits surgem como um carinho para que elas retornem às suas atividade normais de forma segura. “Nós precisamos orientar essas mulheres a como voltar às suas atividades normais. Durante o tratamento a mulher não se torna incapazes de desempenhar as suas funções normais, mas são necessários os cuidados.” explica.

Além disso, é importante que a prevenção seja iniciada o mais rápido possível, com o acompanhamento da fisioterapia e com os cuidados com o braço, evitando a exposição ao calor, ferimentos, picada de insetos, pois podem aumentar o risco de desenvolver o inchaço e infeccionar.