Rede de franquia inova e cresce ofertando cupons de desconto no Brasil

Holding especializada em microfranquias, o Grupo VA decidiu incrementar seu portfólio de negócios e trouxe ao mercado a primeira franquia de cupons de descontos via aplicativo do Brasil, o The Voucher. O novo modelo de negócio, que tem investimento entre R$ 10 mil e R$ 20 mil, foi inspirado pelos cupons de descontos muito comuns no mercado norte-americano e traz ao país um formato inédito de franquia capaz de oferecer benefícios aos clientes, que podem obter uma economia de 30% a 100% na aquisição de produtos, serviços e entradas para eventos em cada região.

De acordo com levantamento feito pelo Grupo VA, com uma base de 5.125 usuários cadastrados no período de 7 meses de atuação, o perfil consumidor de cupons de desconto é em sua maioria formado por homens responsáveis por 55,25% das compras, com idade entre 23 e 37 anos. Os interesses são bastante variados, mas os descontos das categoria de gastronomia, serviços e estética lideram o ranking com 44,7%, 23,7% e 21,1%, respectivamente. Com 92 mil acessos em sua plataforma desde o início da operação, o The Voucher já converteu 5,6% dessa procura em cadastros.

Além disso, a franquia se destaca com um formato antifalência, uma vez que seu modelo home based, permite a redução de gastos com instalação e a franqueadora adota uma taxa de royalties com valor fixo cobrada apenas de acordo com a conquista e permanência de cada cliente, ou seja, o franqueado não tem um custo obrigatório todo mês. O faturamento médio mensal é estimado em quase R$ 15 mil, dependendo do volume de clientes.

De acordo com o sócio fundador da holding detentora da marca, Vinicius Almeida, o objetivo foi criar uma plataforma de economia colaborativa, em que o empresário ganhe com a visibilidade, o franqueado com as promoções e facilidade de gerenciamento do negócio home based, e o cliente com o acesso facilitado a diversos serviços/produtos, impulsionando a economia local. Para a holding, a nova marca deve representar um aumento de cerca de 18% no faturamento do grupo e de 40% no número de franquias, uma vez que a expectativa é chegar ao final de 2017 com 62 unidades em operação e faturamento de R$ 580 mil.

Atualmente com 12 franquias em operação, o The Voucher surge como opção de negócio para jovens empreendedores, interessados em tecnologia. Mateus Telino, de 33 anos, é um desses exemplos. “Tenho trabalhado com consultoria para empresas há 12 anos, mas sempre tive o sonho de ter a minha própria empresa. E, buscando por franquias, encontrei o The Voucher que me chamou bastante atenção por ser um negócio de fácil gerenciamento, home based e com baixo valor de investimento. Além disso, é algo totalmente novo aqui na região, então todo esse contexto de inovação e tecnologia tem sido bastante positivo para a conquista de novos clientes”, conta o empreendedor que irá atuar em João Pessoa, na Paraíba.

Ao todo, a holding soma mais de 200 unidades em todo o Brasil e um faturamento de R$ 40 milhões.  A previsão para este ano é de incrementar o faturamento em 25% e chegar a 450 franquias em todo o país.