Quanto tempo demora até eu recuperar meu investimento?

Você já parou para pensar no tempo que terá que investir numa franquia até que ela dê retorno? Será que existe um período médio? É isso mesmo que você está procurando?

Conversamos com Marcus Rizzo, um dos fundadores da Associação Brasileira de Franquias (ABF). Administrador de empresas especializado na estruturação de organizações franqueadoras e suas redes de franquias, para responder a essas questões.
Rizzo tem experiência em mais de cem organizações nacionais e multinacionais. O especialista também um dos sócios da consultoria Rizzo Franchise.

Mapa das Franquias: Toda franquia tem retorno de investimento entre 18 e 24 meses? Como é definido esse retorno?
Marcus Rizzo: Quase 64% de todas as franquias oferecidas apresentam um retorno entre 18 e 24 meses. Este retorno é o “payback” e representa o tempo decorrido entre o investimento no negócio e o momento no qual o lucro acumulado se iguala ao valor do investimento.

Mapa das Franquias: Esse retorno inclui o investimento no ponto comercial? Existe alguma diferença entre o retorno previsto e o retorno real obtido pelo franqueado?
Marcus Rizzo: Esta informação passada pelas franquias é genérica e deve ser utilizada apenas como um referencial. Este retorno não considera os valores do investimento no ponto comercial (luvas de ponto e obras de reforma) que varia de acordo com o local onde a franquia é instalada. Quando somamos estes valores, o tempo de retorno é alongado e o resultado é bem diferente do que foi informado inicialmente.

Mapa das Franquias: Caso eu decida investir em uma franquia, como posso tornar minha perspectiva de retorno a mais realista possível, eliminando distorções?
Marcus Rizzo: Para cada franquia que você estiver avaliando, faça o cálculo do retorno sobre o investimento ou ROI (sigla de Return On Investment) . Obtenha com o franqueador as informações sobre os investimentos, receitas e despesas da franquia. Além disso, é muito importante checar e detalhar estas informações com franqueados que já estão no negócio. O resultado do ROI é um percentual que representa a taxa de retorno oferecida pelo negócio em bases mensais e anuais. Este resultado percentual permite comparar o retorno entre franquias de diferentes marcas ou de uma mesma franquia instalada em locais distintos.

Mapa das Franquias: Qual a variação entre taxas de retorno de franquias de diferentes marcas ou da mesma franquia instalada em pontos muito distintos? É possível compará-las, apesar das diferenças? Como?
Marcus Rizzo: Avaliar franquias pela variação entre taxas de retorno não é um caminho recomendável. Posso fazer isto entre investimentos que tenham as mesmas características de investir e que não contenham a variável elementar e fundamental em franquias – o trabalho e envolvimento do franqueado, que é em última instância o que faz realmente a diferença e, sobretudo, o Retorno Sobre Investimento acontecer, ou não.
O trabalho e o envolvimento do franqueado é que pode realmente acelerar ou mesmo retardar o retorno.

Mapa das Franquias: E aplicar o dinheiro, em vez de se tornar um franqueado? Vale a pena? Existe algum meio de calcular a rentabilidade dessa opção em comparação com o retorno da franquia?
Marcus Rizzo: O cálculo do ROI também possibilita comparar com a remuneração que você teria se tivesse uma aplicação financeira do capital que será exigido para realizar o investimento na franquia, mas não é recomendável.
A variável trabalho do franqueado, que vai fazer toda a diferença, não entra no cálculo de um investimento tradicional.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!