Quanto tempo demora até eu recuperar meu investimento?

Publicado em 27/01/2016 por Luiz Marcondes

Você está interessado em franquias, mas tem pressa em ter algum retorno. Será que esse é o investimento mais adequado para seu perfil? Descubra a seguir.

Você já parou para pensar no tempo que terá que investir numa franquia até que ela dê retorno? Será que existe um período médio? É isso mesmo que você está procurando?


Conversamos com Marcus Rizzo, um dos fundadores da Associação Brasileira de Franquias (ABF). Administrador de empresas especializado na estruturação de organizações franqueadoras e suas redes de franquias, para responder a essas questões.
Rizzo tem experiência em mais de cem organizações nacionais e multinacionais. O especialista também um dos sócios da consultoria Rizzo Franchise.


Mapa das Franquias: Toda franquia tem retorno de investimento entre 18 e 24 meses? Como é definido esse retorno?
Marcus Rizzo: Quase 64% de todas as franquias oferecidas apresentam um retorno entre 18 e 24 meses. Este retorno é o “payback” e representa o tempo decorrido entre o investimento no negócio e o momento no qual o lucro acumulado se iguala ao valor do investimento.


Mapa das Franquias: Esse retorno inclui o investimento no ponto comercial? Existe alguma diferença entre o retorno previsto e o retorno real obtido pelo franqueado?
Marcus Rizzo: Esta informação passada pelas franquias é genérica e deve ser utilizada apenas como um referencial. Este retorno não considera os valores do investimento no ponto comercial (luvas de ponto e obras de reforma) que varia de acordo com o local onde a franquia é instalada. Quando somamos estes valores, o tempo de retorno é alongado e o resultado é bem diferente do que foi informado inicialmente.


Mapa das Franquias: Caso eu decida investir em uma franquia, como posso tornar minha perspectiva de retorno a mais realista possível, eliminando distorções?
Marcus Rizzo: Para cada franquia que você estiver avaliando, faça o cálculo do retorno sobre o investimento ou ROI (sigla de Return On Investment) . Obtenha com o franqueador as informações sobre os investimentos, receitas e despesas da franquia. Além disso, é muito importante checar e detalhar estas informações com franqueados que já estão no negócio. O resultado do ROI é um percentual que representa a taxa de retorno oferecida pelo negócio em bases mensais e anuais. Este resultado percentual permite comparar o retorno entre franquias de diferentes marcas ou de uma mesma franquia instalada em locais distintos.


Mapa das Franquias: Qual a variação entre taxas de retorno de franquias de diferentes marcas ou da mesma franquia instalada em pontos muito distintos? É possível compará-las, apesar das diferenças? Como?
Marcus Rizzo: Avaliar franquias pela variação entre taxas de retorno não é um caminho recomendável. Posso fazer isto entre investimentos que tenham as mesmas características de investir e que não contenham a variável elementar e fundamental em franquias – o trabalho e envolvimento do franqueado, que é em última instância o que faz realmente a diferença e, sobretudo, o Retorno Sobre Investimento acontecer, ou não.
O trabalho e o envolvimento do franqueado é que pode realmente acelerar ou mesmo retardar o retorno.


Mapa das Franquias: E aplicar o dinheiro, em vez de se tornar um franqueado? Vale a pena? Existe algum meio de calcular a rentabilidade dessa opção em comparação com o retorno da franquia?
Marcus Rizzo: O cálculo do ROI também possibilita comparar com a remuneração que você teria se tivesse uma aplicação financeira do capital que será exigido para realizar o investimento na franquia, mas não é recomendável.
A variável trabalho do franqueado, que vai fazer toda a diferença, não entra no cálculo de um investimento tradicional.


Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias , Dicas para investir em franquias , Marcus Rizzo