Programa de encubadoras do SEBRAE ajuda a tornar negócios em franquias no Paraná

Muitos negócios, com boas ideias e potencial para se tornarem franqueáveis poderão ser beneficiados pelo programa de encubadora de franquias desenvolvido pelo SEBRAE. Este projeto, que já ajudou mais de 60 redes em Minas Gerais, agora está sendo desenvolvido no Paraná.

O projeto, desenvolvido em parceria com a Fecomercio-PR, auxilia com a prestação de consultorias para negócios que possuem bons resultados, potencial e estão enquadrados em boas oportunidades do mercado.

Como funciona o programa?
Ele está sendo direcionado aos empreendedores que possuem bons negócios, mas desconhecem como realizar a transição para o modelo de franquia. Este suporte é oferecido através das incubadoras estaduais, como a mais recente implantada no Paraná.

De acordo com o consultor do SEBRAE-PR, Osmar Dalquano Junior, o trabalho desenvolvido oferece apoio estratégico para pequenas empresas formatarem as principais características e modelos para constituírem uma franquia.

Para participarem, as empresas precisam realizar inscrição no edital. Após a inscrição, é realizada uma seleção onde são feitas avaliações sobre o diagnóstico técnico para franqueabilidade.

Neste diagnóstico é atribuída uma pontuação e avançam no processo apenas aquelas empresas que conquistarem a nota mínima. Além desta avaliação numérica, também é entregue a quem não estiver apto, um relatório indicando as melhorias necessárias para participação.

Na segunda fase desta seleção, os participantes entram em uma competição para serem enquadrados de acordo com o status do seu negócio. Eles são classificados conforme necessidades como a maturidade de gestão, investimento em treinamentos de equipe e outros.

Condução do programa
O treinamento é formado por uma etapa de capacitação : nesta fase do treinamento é aplicado o Programa de Capacitação em Franchising (PCF), um curso com duração de duas semanas e 500 horas de consultoria.

Os participantes aprovados, também farão uma visita à Convenção da International Franchise Association (IFA), prevista para fevereiro, nos Estados Unidos.

Franquias beneficiadas pelo programa
O programa do SEBRAE, oferecendo apoio na criação de modelos de franquias começaram desde 2001, e foi sendo aprimorado ano após ano, até chegar a este modelo de consultoria atual.

Já implantado em Minas Gerais, este projeto ajudou no lançamento de franquias como a Viva Eventos, com sede em Juiz de Fora (MG), que atualmente já possui mais de 14 unidades.

Entre as modificações, desde 2013 o candidato passou a ter o direito de optar entre duas modalidades: a consultoria coletiva ou acionando o Sebraetec, que permite a contratação de um consultor particular, conveniado ao SEBRAE, com subsídios de até 80%

Requisitos para negócios se tornarem franqueáveis
Inicialmente, para ser uma empresa elegível à participação do programa do SEBRAE, é preciso que:
● A empresa já possua registro da marca junto ao INPI (Instituto Nacional Propriedade Industrial),
● A empresa possua pelo menos dois anos de funcionamento
● O modelo de gestão e operacional sejam possíveis de serem replicados.
● A ideia do negócio também precisa ser original,
● A empresa precisa acumular bons resultados ao longo dos anos em que está em operação e o formato de gestão precisa ser bem sucedido para ser aprovado na avaliação inicial.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito