Produtos curiosos e práticos facilitam a vida na cozinha

De “Garra de Urso” até uma tesoura especial que corta e serve pizza, utensílios culinários têm despertado interesse e facilitado a vida dos chefs amadores e profissionais

A maior frequência de programas de TV culinários e a crescente atenção aos cuidados com a saúde colaboraram e inspiraram cada vez mais brasileiros a começarem a cozinhar em casa. No entanto, a arte da culinária é um pouco mais difícil para iniciantes ou amadores e, consequentemente, muitos acabam procurando recursos e utensílios que facilitam o preparo dos alimentos, muitos um tanto curiosos.

A “Garra de Urso”, por exemplo, é um ótimo utensílio feito de polipropileno culinário atóxico, que é resistente ao calor, que age como um garfo, segurando alimentos enquanto os fatiam com a faca, e pode também desfiar carnes, além de outros usos.

Outro item multitarefa é o Cortador e Fatiador de Vegetais e Legumes Espiral. Em um formato que remete a uma ampulheta, o utensílio possui várias e diferentes lâminas, que proporcionam cortes distintos nos mais variados alimentos, podendo moldá-los à preferência do consumidor.

Um produto que vem fazendo muito sucesso é o abridor de garrafas com imã. Em um formato cômodo que facilita abrir garrafas sem esforço ou precisar inclinar o objeto, esse abridor possui um layout moderno e um imã que possibilita leva-lo e fixa-lo em qualquer local, sem maiores esforços.

A praticidade na cozinha chegou a tanto, que os consumidores agora têm a Tesoura para Cortar e Servir Pizza. No mesmo utensílio, é possível fatiar a massa de maneira muito mais prática e aproveitar a espátula anexa à lâmina para já servir os pedaços.

As facilidades oferecidas por esses e outras centenas de itens para cozinha têm ampliado o mercado de utensílios culinários. A MundoCheff, rede de franquias que atua nesse segmento, se tornou uma das marcas que mais cresceu no Brasil durante o período de recessão econômica. A rede viu seu faturamento mais que triplicar em apenas um ano. No final de 2016 faturou R$ 1,2 milhão, bem acima dos R$ 350 mil referentes ao ano anterior, e a estimativa dos sócios da empresa é que 2017 acompanhe este rápido crescimento, afinal, estão previstas mais oito inaugurações até o final deste ano, totalizando 15 unidades nas regiões Sul e Sudeste do país.

A cada nova unidade da rede aberta, os franqueados têm mais certeza do sucesso do negócio firmado, tanto pela qualidade e procura dos produtos, quanto pelas facilidades oferecidas pela MundoCheff para novos empreendedores.

Investimento certo

O setor de franquias tem se firmado como uma das mais certas opções de investimento. Pesquisa de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2016, apontou que o setor cresceu 8,3% no último ano, na contramão de diversos outros mercados prejudicados pela crise econômica.

A MundoCheff se destaca ainda mais por fornecer itens e utensílios para um público que se manteve constante durante muito tempo e vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos: cozinheiros, sejam iniciantes, amadores ou profissionais. Uma pesquisa também de 2016, realizada pela empresa GfK, constatou que 30% dos consumidores brasileiros cozinham por diversão uma vez por semana e 25% cozinham todos os dias ou quase diariamente. O estudo levantou ainda que 25% afirmam ter experiência em culinária e 38% declararam ser apaixonados pela área. De acordo com os dados do estudo, os brasileiros dedicam, em média, 5,2 horas por semana para cozinhar.

Além dos números positivos do setor, a Mundo Cheff ainda proporciona uma série de vantagens e facilidades a seus novos franqueados. É o chamado “tripé de negócios” proposto pela marca, no qual o empreendedor abre a loja física, tem seu investimento inicial parcelado e também participa do compartilhamento das vendas do site, alinhado a um treinamento para vendas corporativas.

Os fundadores da MundoCheff estimam uma lucratividade de 15% a 30% a seus franqueados, com taxas de royalties e propaganda fixas. A marca aumentou em mais de três vezes seu faturamento total em 2016, comparado ao ano anterior. Só no ano passado, quando poucas lojas estavam ativas, a Mundo Cheffnegociou mais de 17 mil peças.