Procurando empreender em 2015? Repasse de franquia pode ser a opção.

A última semana do ano é tradicionalmente a semana mundial da reflexão e dos novos planos para o ano seguinte. Muitos empreendedores começam a pesquisar sobre as possibilidades para dar o próximo passo.

Uma das opções às vezes ignoradas ou até mesmo desconhecida, é optar por investir no repasse de franquias. Uma oportunidade e empreender comprando franquias já em funcionamento.

O franqueado antigo pode desistir do seu negócio e optar pelo repasse da franquia, transferindo toda a operação para um novo empreendedor. Isto não significa que o negócio esteja ruim, mas se trata sim de uma oportunidade de inovar investindo em novos negócios, permitindo também que um novo empreendedor assuma e continue conduzindo o sucesso da franquia.

Em geral, esta costuma ser uma excelente oportunidade, desde que sejam observados alguns cuidados como estudar e avaliar o negócio, compreendendo mais sobre o funcionamento da franquia à venda.

Se você ainda tem dúvidas, saiba que algumas das vantagens em optar pelo repasse de franquia são:
– A boa liquidez do negócio, pois uma franquia em funcionamento não precisa interromper seu fluxo financeiro;
– A manutenção do processo de valorização da marca;
– A experiência de gestão recebida do antigo franqueado;
– Os históricos dos clientes que vêm junto com o negócio repassado;
– Os dados e experiências obtidos com as operações;
– O ganho em conhecimento da base complementar estratégica, entregue pronta para o novo dono.

Fique atento no repasse de franquia

Mesmo diante de todas estas vantagens, como qualquer processo de compra, há riscos envolvidos, por isto, é necessário ficar atento para superar dificuldades presentes na franquia em operação. Esclareça detalhes sobre a franquia à venda para garantir que você não tenha problemas com contratos, dificuldades jurídicas ou trabalhistas, por exemplo.

Para garantir que o repasse de franquia seja uma compra segura, não deixe de definir questões básicas como a definição do modelo de repasse, escolha também entre as opções de compra integral ou apenas a aquisição do negócio, substituindo o CNPJ atual.

Esta opção será fundamental para questões como as trabalhistas, sobre contratos de locação, pagamentos de taxas de transferência, pagamento de impostos, além de outras questões.

Por fim, mas não menos importante, não abra mão da realização de auditorias comerciais, jurídicas e contábeis, pois elas lhe ajudarão na checagem dos riscos e darão mais segurança na confirmação da operação.

5 passos fundamentais antes do sim ao repasse de franquia.
1- Conheça e domine a região ao redor – Não se limite ao estudo de mercado feito pelo antigo franqueado, complemente e atualize a pesquisa.
2- Faça um novo plano estratégico –. Após a pesquisa anterior, faça um novo planejamento estratégico focando na atração de nova clientela.
3-Tome as rédeas da equipe – Evite o pânico da troca de lideranças mostrando a todos que a mudança será positiva.
4-Foco total nos clientes – Planeje a expansão da clientela mas também não deixe de mão os clientes antigos. Aprimore o relacionamento para mantê-los fidelizados e recuperar perdas passadas.
5-Abra-se a novas ideias – É impossível renovar mantendo os olhar no passado. Fique de olhos e ouvidos atentos para novidades.