Prêmios da ABF destacam jornalismo e trabalho acadêmico voltados para o franchising

Profissionais do jornalismo cujos trabalhos no ano passado tenham enfocado o setor de franquias têm a oportunidade de concorrer ao Prêmio ABF Destaque Franchising 2018 – Categoria Jornalismo. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 12 de março, enviando as matérias para os e-mails [email protected] e [email protected].

Principal honraria do setor e que está em sua 24ª edição este ano, o Prêmio criado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising visa reconhecer jornalistas e veículos de comunicação que tenham contribuído para a divulgação do sistema de franquias e para o desenvolvimento do setor como um todo.

A premiação na Categoria Jornalismo está dividida nas seguintes modalidades:

Franchising: 4 prêmios, nas categorias: Revista, Jornal, Mídia Digital e Mídia Regional — veículos cujas sedes estão situadas fora das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo região metropolitana;

Sustentabilidade e/ou Responsabilidade Social Empresarial: 1 prêmio para matérias sobre os temas no âmbito do franchising e/ou pequenas empresas, na categoria: Mídia Impressa ou Digital.

De acordo com o Regulamento, o mesmo jornalista poderá se inscrever nas duas modalidades e por vários veículos. Em uma mesma categoria, cada jornalista poderá inscrever até 5 reportagens.

Uma comissão julgadora instituída pela própria ABF se reunirá para julgar as melhores matérias que renderão a seus autores um prêmio no valor de R$ 5 mil para cada um e um diploma de reconhecimento.

Mais de 140 reportagens foram inscritas em 2017 e os vencedores foram: Jornal Impresso, Ana Clara Veloso, do Extra (RJ), com a matéria “Em expansão: 68% das redes contam com multifranqueados”; Em Revista, Felipe Datt, em colaboração para a Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN), que escreveu sobre a “Invasão global”; na Mídia Digital, Mariana Fonseca, do portal Exame.com, autora da reportagem “Eles têm várias franquias ao mesmo tempo – e contam seus truques”; já no primeiro ano de Mídia Regional o 1º lugar ficou com Gabriela Virdes, do jornal A Cidade (de Ribeirão Preto, SP), com a reportagem “Caminho para empreender”; e o prêmio em Sustentabilidade foi para Eduardo Vanini, de O Globo (RJ), pela matéria “Juntos e misturados”.

Trabalho Acadêmico

Os pesquisadores que tenham dedicado estudos ao franchising também têm a oportunidade de concorrer ao Prêmio ABF Destaque Franchising 2018 – Categoria Trabalho Acadêmico. Por meio do Prêmio, a ABF visa reconhecer os estudos acadêmicos que trazem originalidade e agreguem informações que reflitam positivamente as características do setor de franquias.

Os interessados devem inscrever seus trabalhos, monografias ou teses sobre o setor de franchising também até o próximo dia 12 de março por e-mail ao Departamento de Comunicação e Marketing da ABF, através do endereço: [email protected]. Segundo o Regulamento, não é necessário que o autor tenha concluído o bacharelado, mestrado ou doutorado e podem ser inscritos estudos elaborados há dois anos em relação ao ano-base da vigência do respectivo Prêmio. O(s) autor(es) do melhor trabalho receberá(ão) um prêmio no valor de R$ 4.500,00 e um diploma de reconhecimento.

Doutora e mestre em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE-UFMG), a professora Deborah Oliveira Santos Abdala foi a grande vencedora do ano passado na Categoria Trabalho Acadêmico, com a tese “Determinantes do Crescimento e da Sustentabilidade das Redes de Franquias”.

Os nomes dos vencedores de ambas as categorias serão anunciados na cerimônia de entrega do Prêmio ABF Destaque Franchising e Selo de Excelência em Franchising, no dia 20 de abril, em São Paulo.