Pesquisa da ABF analisa perfil do multifranqueado brasileiro

Pesquisa divulgada na ultima quinta-feira (10/05) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostrou o perfil do multifranqueado no País.

A pesquisa aponta que as redes priorizam nível de performance e capital na hora de escolher para quais franqueados oferecer novas unidades – e cerca de 57% dos franqueados multiunidade (tendo mais de uma unidade da mesma rede) se desenvolveram de forma não projetada, ou seja, foram adquirindo novas unidades mediante seu desempenho. “Essa era uma tendência, mas atualmente é uma realidade do mercado brasileiro”, afirma Altino Cristofoletti Júnior, presidente da ABF. 

Para Ana Vecchi, CEO da Ana Vecchi Business Consulting, a crise aumentou a percepção de valor do multifranqueado no mercado brasileiro porque, dada a dificuldade de encontrar novos investidores, muitas marcas começaram a se voltar para a próxima rede.

As vantagens de ter mais de uma unidade, especialmente dentro de uma mesma rede, são diversas. “O franqueado ganha tempo de treinamento, por já estar habituado ao dia-a-dia da operação, e ganha também a possibilidade de negociar com fornecedores, por ganhar mais escala. A formação de equipe fica mais fácil e é possível até mesmo fazer trocas entre as unidades, com base nas preferências e no perfil de casa funcionário”, afirma Ana. Quando se tratam de marcas diferentes, ele tem a possibilidade de complementar seus conhecimentos e, em caso de negócios sazonais, equilibrar os ganhos ao longo do ano.

Veja abaixo alguns cases de redes que apostam em multifranqueados:

A EspaçoLaser, especializada em depilação a laser, tem 40 multifranqueados em sua rede – que tem atualmente 220 unidades inauguradas. Rodrigo Zanin comanda, ao lado de um grupo de sócios, 15 unidades da marca no Estado do Rio de Janeiro, e planeja inaugurar mais 20 até o final de 2019. “Trabalho com Direito, justamente na área de franquias, mas nunca tinha me interessado em abrir um negócio, até conhecer a Espaçolaser. A marca se diferencia pela baixa complexidade da operação, gestão simples e números promissores”, afirma.

No Instituto Embelleze, rede especializada na formação de profissionais em beleza e estética, 70% dos franqueados possuem mais de uma unidade – a rede possui atualmente 319 franquias ativas. Adriana Costa tem duas unidades, em São Sebastião e Caraguá (SP). “Abri a minha primeira unidade e atingi o ponto de equilíbrio muito rapidamente, no terceiro mês, então resolvi abrir a segunda”, conta a empresária.

A OdontoCompany, maior rede de clínicas odontológicas do país, com mais de 300 unidades inauguradas, tem 25% de multifranqueados na rede. O dentista Eduardo Massuia possui quatro unidades em funcionamento e uma quinta ainda por inaugurar, todas no Mato Grosso. “Eu tinha muitos pacientes e não dava mais conta de atendê-los, então busquei a franquia como forma de conseguir atender mais pessoas”, conta.

No CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos), rede de ensino profissionalizante com 150 unidades pelo país, 40% dos franqueados possuem mais de uma unidade. Para quem deseja investir em mais de uma unidade, a rede oferece vantagens como parcelamento e desconto na taxa de franquia e prazo de implantação da nova unidade negociável. Diogo Ramin possui sete unidades da rede de escolas, e mais duas para serem inauguradas no futuro. “O que me move é a paixão por empreender, pelo negócio, e pela possibilidade de melhorar a vida das pessoas por meio da educação”, conta.

Na rede OrthoDontic, maior rede de clínicas de ortodontia do País, 20% dos franqueados têm mais de uma unidade, se enquadrando no perfil de multifranqueados. Como é o caso da proprietária de três unidades no Paraná, a dentista Luciana Gratão. Segundo ela, os números vieram de forma ainda mais fácil quando optou por ser multiunidades. “Tivemos uma evolução muito grande na segunda unidade e ela teve um resultado surpreendente. Em um ano, mais que dobramos o faturamento e o número de pacientes, e isso nos impulsionou para seguir com a terceira franquia”, conta. A OrthoDontic é pioneira no segmento de franquias de ortodontia e conta atualmente com 200 unidades em 17 Estados do Brasil, contabilizando mais de quatro milhões de clientes.

Há 32 anos no mercado, a rede de estética Emagrecentro tem 103 unidades espalhadas no território brasileiro e 206 franqueados. Desses, 25 franqueados têm mais de uma unidade da marca.

Atualmente, cerca de 40% da rede da Casa do Construtor é formada por multifranqueados. Para a rede o crescimento orgânico é saudável, pois são investidores que já conhecem a operação e seus desafios. Segundo Erica Vacchi, coordenadora de expansão, os empresários que já possuem unidades, pulam muitas etapas de aprendizado, maturação e estruturação do negócio, “as redes que crescem através de multifranqueados, geralmente são mais saudáveis. Uma loja sempre tende a fortalecer a outra”, diz. Para o ano de 2018, a rede prevê um crescimento de 15 lojas dentro desse modelo de negócio.

Clayton Vilarim é multifranqueado da Patroni, rede de franquia de alimentação Patroni, que hoje, tem 210 unidades no Brasil. Ele tem duas unidades da marca, além de duas franquias de outros setores. “O desafio é muito grande em operar duas ou mais lojas. Tem que estar sempre presente para que as coisas funcionem corretamente, além disso, o franqueado tem que gostar do que está fazendo. Estou satisfeito”, afirma.

O arquiteto Roberto Perez é um empresário com 37 anos de experiência no mercado de franquias e que mostra acreditar muito nesse segmento. Além das três unidades da Ecoville, rede especializada em produtos de limpeza, ele possui franquias de redes de beleza, alimentação, moda e esporte – sendo todas na cidade de Petrópolis – RJ. “Estou sempre em busca de novos negócios, o importante é estudar minunciosamente a estrutura da marca e ter muitya resilência”, afirma o multifranqueado.