Pensando em comprar uma franquia pronta?

Quando um franqueado resolve repassar a sua franquia muitos podem ser os motivos. Geralmente quem busca uma franquia pronta tem um motivo principal: quer um negócio já consolidado. Ambos tem que ter cuidado na hora do repasse de uma franquia. Mas se seguirem o que especialistas recomendam não tem erro.

Franqueado e franqueador 

A primeira coisa que se deve lembrar é que o franqueador não é responsável pela venda ou repasse da franquia. Essa é uma decisão e uma ação que apenas o franqueado pode tomar. Logo, a venda é de responsabilidade dele. Se o franqueado decidir vender a sua unidade ele deve se reunir com o franqueador e avisar sobre a decisão e os motivos que lhe levaram a isso. A forma de divulgação também deve ser decidida entre as duas partes. O treinamento do futuro franqueado é de responsabilidade do franqueador.

Empreendedor, vai comprar uma franquia pronta?

Comprar uma franquia pronta pode trazer muitos benefícios, como por exemplo, adquirir uma empresa pronta, com uma carta de clientes, conhecida na região. Mas só isso não é garantia. Antes de decidir comprar uma franquia é necessário conhecer as razões pela qual o estabelecimento está sendo repassado, o histórico da unidade. O atual franqueado teve algum problema de compatibilidade com o franqueador? O negócio é deficitário? Os resultados produzidos pela franquia são importantes no foco da análise, porque dependendo do motivo do deficit de resultados, eles podem mesmo negativo ser revertidos em alguns meses. 

O papo entre o atual franqueado e o futuro franqueado

Como já descrito anteriormente, quando houver a negociação o atual franqueado deve contar tudo sobre a unidade e a decisão da venda para o futuro comprador. O papo deve ser objetivo e deve esclarecer todos os pontos para que nada fique em aberto. Ambos devem discutir algumas questões:

•Em que vigor está o contrato de locação? Ver com o locatário se haverá reajuste no momento da assinatura de um novo contrato. Especialistas recomendam que se realize um novo contrato ao invés da transferência da locação;

•Se o ponto estiver localizado em um shopping center haverá taxa de transferência da loja ou espaço de quiosque? Quem pagará? Se possível os dois podem optar por pagar a taxa.

•O franqueado pode explicar alguns detalhes sobre a marca. Os dois podem buscar saber se o franqueador exige taxa de transferência, além da taxa de adesão. Também podem buscar saber se o franqueador oferece algum tipo de apoio ou é mediador no processo de repasse.

•A atual equipe será mantida? Se sim, é preciso prestar a atenção em alguns detalhes. Com o repasse, haverá uma nova razão social? Se a resposta for positiva, o franqueado deve demitir todos os funcionários e pagar todos os direitos trabalhistas em vigor, depois da negociação fechada, o novo franqueado readmite todos. Lembrando que: a decisão de manter a equipe no trabalho é do futuro franqueado.

As decisões e o planejamento do futuro franqueado

Se o empreendedor estiver realmente interessado em comprar uma franquia já estabelecida, já ter conhecido uma unidade que será repassada, conhecer todo o histórico do negócio, os motivos do franqueador querer repassar, agora é a hora de buscar saber mais sobre a rede de franchising e principalmente se preparar para entrar de vez neste ramo. 

Pergunte-se: qual o ramo que essa franquia segue? Você está apto para atuar nela? Qual a história da marca? Além disso, procure saber como funciona o treinamento dos franqueados, como os empresários repassam para os administradores os feed-backs, as reuniões acontecem em qual periodicidade, como o franqueador repassa aos franqueados as mudanças e as ações de marketing da rede, e etc.

Se tudo estiver ok e as negociações estiverem andando, o futuro franqueado deve dar atenção a questões mais administrativas. O futuro empresário comprará também a firma existente ou constituirá uma nova pessoa jurídica? Caso opte por dar continuidade na pessoa jurídica existente, verificar antes se existe algum risco fiscal, tributário ou passivo trabalhista, por exemplo.

Criar planos de negócios a longo, médio e curto prazos, definindo objetivos e metas a serem cumpridas. Montar um plano de expansão ou de mudança no tamanho da unidade. Todos os detalhes podem fazer a diferença no caminho para o sucesso do empreendimento. 

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