Para ajudar estudantes com a lição de casa, economista cria rede de escolas que usa neuroeducação

Auxiliar os filhos com os estudos não é uma tarefa fácil. Além de tempo, paciência e conhecimento das matérias, os pais precisam conter a distração de seus filhos com o uso do celular e outras tecnologias.  Pensando nisso, o economista e empreendedor Paulo Henrique Menezes criou em 2014, a Escola de Apoio Meu Dever de Casa, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Hoje, devido ao sucesso do empreendimento, já conta com 21 unidades espalhadas por todo o país, sendo 19 franquias e duas unidades próprias.

A Escola de Apoio Meu Dever de Casa utiliza técnicas de estudo baseadas na neuroeducação, um campo interdisciplinar, que combina a neurociência, psicologia cognitiva e educação. O economista criou um Método exclusivo e de estudo chamado Método Estudo Eficaz que tem como objetivo ajudar os alunos com os deveres de casa, fazendo com que os neurotransmissores do cérebro realizem sinapses das informações de forma eficaz e permanente a partir da utilização de técnicas de estudo super práticas e modernas. Os monitores das unidades das Escolas de Apoio Meu Dever de Casa, conhecidos como coaches, ensinam como estudar através das técnicas que levam a um processo de fixação da matéria.

“E isso tudo acontece num ambiente preparado para o estudo: o som ambiente, o perfume, a iluminação e a arrumação. Tudo foi elaborado visando promover o foco, a concentração com base nas descobertas da neuroeducação. Tudo é cuidadosamente preparado para que ele tenha o melhor resultado e leve isso para a vida”, destaca o fundador.

O método foi desenvolvido quando Paulo Henrique Menezes quis turbinar seu aprendizado de inglês. Segundo ele, na época, achou que não estava evoluindo na língua estrangeira e decidiu estudar o funcionamento do cérebro: “Foi aí que conheci a neurociência, coloquei tudo em prática e vi que dava certo”, lembra Menezes. 

Mas o empreendedor não parou aí. O próximo passo foi aplicar nos estudos dos filhos, Marina, 15 anos,  e João Gabriel, 18 anos, e disseminar a descoberta ao fundar a Escola de Apoio Meu Dever de Casa. “Já passamos por erros e acertos, não é mais uma ideia conceito. Já chegamos num formato ideal e há um ano começamos nossa expansão.”, destaca com entusiasmo.

Com apenas 4 anos, empresa tem metas ambiciosas

Menezes enfatiza que seu foco está na expansão do projeto. Devido ao sucesso, dezenas de fichas de candidatos a franqueados são recebidas mensalmente. 

“Avaliamos o perfil de cada um de modo que consigamos constituir uma rede de educadores. Para os próximos 4 anos, segundo estudo feito por uma empresa especializada em avaliação de mercado que contratamos no final do ano passado, estimamos estar com 300 unidades em operação.”, almeja o empreendedor.

Para se cadastrar, não é preciso ter formação pedagógica, pois os profissionais serão capacitados em um bem elaborado treinamento inicial para  vão lidar com os jovens nas unidades aplicando o Método. No entanto, é pré-requisito gostar de crianças e ter interesse por educação. Durante o treinamento, feito pessoalmente por Menezes, o franqueado já tem contato direto com os alunos. Com quatro modelos de franchising&nbsp ;e investimentos a partir de R$ 25 mil, a Escola de Apoio Meu Dever de Casa tem retorno estimado entre 16 a 20 meses e faturamento que varia de R$ 15 mil a R$ 35 mil mensais, a depender do formato escolhido:

Home Based – unidade criada para ser instalada dentro de residências. Ideal para condomínios, cidades pequenas, com menos de 20 mil habitantes e bairros mais afastados. Necessita de uma área de 9 m² e conta com 4 posições de estudo. O investimento total previsto é de R$ 25 mil.

Franquia Modelo C – a menor unidade comercial. Pode ser instalada em uma pequena loja ou em uma sala comercial. Necessita de 20 m² de área e conta com seis posições de estudo. Tem um investimento inicial total previsto na ordem de R$ 45 mil.

Franquia Modelo B – unidade que comporta até 10 estações de estudo e conta com uma recepção, uma sala de estudos e uma pequena sala para jogos lúdicos e leitura. Necessita de uma área de 30 m² e tem um investimento total previsto de R$ 65 mil.

Franquia Modelo A – o maior dos modelos. Indicada para unidades que se localizam em áreas com grande potencial de atendimento. Dispõe de 14 estações de estudo, uma recepção e sala de jogos. Necessita de uma área de 40m2 e tem um investimento total previsto na ordem de R$ 85 mil.

Cada unidade conta com um ou dois monitores treinados pela empresa franqueadora e denominados “coaches”, uma vez que o papel dos mesmos é muito mais de um treinador do que de professor particular.