OrthoDontic promove campanha de prevenção ao câncer de boca

A OrthoDontic – maior rede clínicas de ortodontia do Brasil, promove até o dia 27 de novembro uma campanha nacional com objetivo de alertar a população quanto aos riscos do câncer de boca. Segundo Edmilson Pelarigo, diretor clínico da rede, a informação é uma das principais aliadas da saúde bucal. “O câncer de boca é uma doença que não causa alarde no começo. Muitas vezes, quando o paciente resolve procurar um especialista, a situação já se tornou grave”.

Feridas que não cicatrizam, aumento do tamanho das gengivas e língua ,sangramentos e pequenas úlceras na região da boca são sintomas da doença. “As causas podem variar, mas o cigarro, o álcool e a exposição exagerada ao sol estão entre os principais fatores de risco, além do hábito de morder a parte interna das bochechas, causando repetidas lesões”, alerta Pelarigo.

O diretor clínico da OrthoDontic ressalta ainda que próteses mal adaptadas e restaurações que deixem “bordas cortantes” podem machucar a boca oferecendo risco ao paciente. “Qualquer anomalia após procedimento odontológico deve ser comunicada imediatamente ao dentista. Não é normal sentir dor ou desconforto prolongado”, reforça o especialista.

Informativos com estas e outras informações – incluindo instruções para autoexame – serão disponibilizados em pontos de atendimento OrthoDontic localizados em 18 estados brasileiros. A previsão é de que a campanha atinja cerca de 150 mil pessoas durante a semana da veiculação. “Além dos informativos gratuitos nas clínicas, disponibilizaremos conteúdos exclusivos em nossas mídias sociais para acesso de toda a população”, destaca Pelarigo.