O novo pulso de uma franquia

Publicado em 08/08/2017 por Luiz Marcondes

Domino´s implementa Pulse, o novo sistema de gerenciamento. O que muda para os franqueados?

Fundada nos Estados Unidos em 1960, a Domino´s é a maior rede de pizzaria delivery do mundo. São 12.000 lojas em 75 países. E esse sucesso se deve à sua capacidade não só de agir globalmente, mas de se adaptar a cada local. No Brasil, por exemplo, a massa aberta a mão ganhou recheios com ingredientes nativos como o requeijão e a banana.

O Grupo Trigo é responsável pela operação das mais de 600 lojas Domino’s Pizza em território nacional e no exterior.

Sempre inovando, a franquia adotou recentemente o sistema “Pulse” de gerenciamento para aperfeiçoar suas operações.

Conversamos com Antônio Moreira Leite, CEO do Grupo Trigo, para entender como o sistema funciona e seu impacto nas operações dos franqueados.

Mapas das Franquias: O que é o Pulse da Domino´s e como ele pretende otimizar a produção e entrega de pizza? Como foi o resultado em outros países e o que se espera no Brasil?

Antônio Moreira Leite: O Pulse foi desenvolvido pela Domino´s Internacional e já está sendo utilizado por 80% da rede em outros países. Os sistemas informatizados de gerenciamento de informações são projetados para melhorar a eficiência operacional, reduzir o tempo de preparo dos pedidos e do delivery, além das despesas administrativas das lojas.

O sistema tem alcançado nos diferentes mercados ganhos muito relevantes de redução de custos de a 1 a 3 pontos percentuais.

Podemos citar o caso dos EUA aonde o volume de transações online só perde para a Amazon.

Mapas das Franquias: Com a implementação do novo sistema, o que muda para os franqueados?

Antônio Moreira Leite: O franqueado terá controle sobre os custos de alimentos e poderá também dividir boas práticas, compartilhar ideias com os 13 mil restaurantes espalhados pelo mundo.

Mapas das Franquias: Por favor, conte-nos um pouco sobre os sistemas GOLO e Pulse. Como eles se integram?

Antônio Moreira Leite: O Pulse serve como base para o sistema de ecommerce mais moderno do mundo para pizzarias que é o GOLO. Esperamos com esse novo sistema ganhos em lucratividade para a marca.

Mapas das Franquias: E quanto a pedidos online, alguma coisa muda?

Antônio Moreira Leite: A ferramenta de ponta (PULSE) facilita também uma maior capacidade de absorver os pedidos online de toda a rede Brasil.

Planos de expansão

Mapas das Franquias: Qual o tamanho atual da rede e quais seus planos para expansão? Quanto está sendo investido e como as unidades podem ser adaptadas a diferentes regiões do país?

Antônio Moreira Leite: Em 2017, a Domino´s Brasil segue apostando numa expansão com diferentes modelos de negócios para cada região. Essa estratégia – aliada a uma forte política de preços promocionais - permitiu à marca um expressivo crescimento nos últimos três anos, tanto em número de lojas quanto em faturamento total. Desde 2013 está acima de dois dígitos ao ano.

Enquanto nas capitais do Nordeste a Domino´s abriu unidades com salão, atraindo clientes como opção de “fast food casual", nas capitais do Sudeste apostou no modelo delivery, que ganhou força na crise como opção de comida barata em casa e é o DNA da marca. Algumas capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, contam ainda com os modelos Store in Store (loja compartilhada com a rede Spoleto, também do Trigo) e lojas em praças de alimentação de shoppings.

A projeção da rede para 2017 é abrir mais de 40 lojas em 2017. As regiões de maior interesse para novas franquias são Norte, Nordeste, Sul, Minas Gerais, e Centro-Oeste. Atualmente a rede conta com 183 unidades abertas.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquia, Domino's Pizza, Franquias de pizzarias, Gestão de franquias, Franquias de delivery