O crescimento dos Food trucks e as oportunidades do inverno

Já não é mais segredo que os food trucks são oportunidades de negócios que estão super em alta já há algum tempo em todo o mundo e se tornaram uma excelente opção de negócio também no Brasil.

Com a vida corrida, muitas pessoas recorrem diariamente à praticidade da alimentação fora de casa e com estas opções de serviços especializados, servidos em ambientes super descolados e com preços mais acessíveis do que em grandes restaurantes, o público se rende cada dia mais a este segmento de mercado.

Histórico dos food trucks e o mercado

O mercado de food trucks surgiu nos estados unidos há décadas atrás, em 1872. Naquele momento, era uma opção de serviço para atender aos funcionários de indústrias. Até o ano 2000, os caminhões ainda carregavam a marca de venderem comida barata e de baixa qualidade, até que a partir de 2008 tudo mudou.

A partir deste marco, por conta da crise econômica, muitos restaurantes tiveram que fechar as portas e grandes chefs passaram a investir na abertura destes modelos de negócio como alternativa e ajudaram a popularizar este novo perfil de caminhões de comida com cardápios mais gourmet.

Franquias de food trucks e as oportunidades para 2015

No Brasil esta grande febre começou a conquistar o público inicialmente no estado de São Paulo, mas hoje em dia já vem se espalhando por todo território nacional.

A lei de regulamentação do setor que foi aprovada em São Paulo, em 2014, além de formalizar e orientar o andamento das atividades, também favoreceu o desenvolvimento do setor e agora inspira outros estados brasileiros a seguirem pelo mesmo caminho.

Salvador e Porto Alegre, por exemplo, já começaram a discutir possíveis regras e padronizações dos serviços de food trucks. De acordo com especialistas, isto favorece não somente o vendedor experiente, mas principalmente o setor de franquias.

Já existem algumas franquias de food trucks atuando pelo Brasil. Elas se mostram promissoras, especialmente para novos investidores, tendo em vista o fato de que para entrarem em operação possuem custos relativamente menores de despesas importantíssimas com custos imobiliários como o ponto comercial, um gasto que impede a abertura de muitos negócios atualmente.

As tendências dos Food trucks no inverno

Com a chegada do inverno, muitos negócios e setores acabam precisando se reinventar e com os food trucks não é muito diferente. Por não terem ponto fixo e precisarem de atrativos extras para tirar as pessoas do aconchego dos seus lares, durante a estação mais fria do ano, eles precisam investir em novas estratégias para manterem o negócio em alta.

Uma das apostas é a reunião de caminhões com a promoção de feiras gastronômicas e festivais de inverno. Isto vem ocorrendo especialmente em cidades turísticas, para atrair turistas e moradores curiosos com estas alternativas de entretenimento.

Em Campos do Jordão, por exemplo, até o dia 2 de agosto está sendo promovida a “Capivari Food Trucks”, uma feira gastronômica, com oito espaços gourmet, onde as pessoas podem experimentar diversas opções de serviços, apresentados no mesmo lugar, no Food Park.

Em outros estados, esta também é uma grande tendência durante este período do inverno. Com a reunião das marcas e franquias no mesmo espaço e com a promoção de eventos, é possível driblar a dificuldade e se manter forte no mercado, atraindo ainda mais clientes para o mesmo espaço de degustação.

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