Não chegue atrasado… antecipe-se às tendências e tenha sucesso com a sua franquia.

Publicado em 10/06/2014 por Patricia Belotti | Ultima Atualização em 02/07/2014

Na hora de escolher uma franquia para investir, é muito tentador pensar nas marcas que estão “na moda” no momento. São produtos e serviços que atraem um grande número de clientes de forma rápida, e parecem ser garantia de sucesso. Mas, muitas vezes, o que é moda hoje pode ser o fracasso de amanhã: muita concorrência, crescimento sem critério, pouco conhecimento de mercado… e o lucro que vem rápido inicialmente vai embora na mesma velocidade.


São muitos os nichos que começaram com marcas pioneiras, mas hoje estão cheios de concorrência: brigadeiros gourmet, sorvetes de iogurte, cupcakes, esmalterias, entre muitos outros de diversos ramos. Investir em franquias dentro desses nichos não é exatamente perigoso, mas requer cuidados especiais. 


Muitas vezes o franqueador precisa utilizar estratégias para lidar com a enorme concorrência, que podem ser prejudiciais ao franqueado: mudanças de fornecedores, busca por matéria prima mais barata e com menos qualidade, entre outras medidas neste sentido.


Por isso, mais vantajoso do que pensar em entrar em um mercado já saturado, é estar antenado nas tendências mais inovadoras, identificar oportunidades com potencial de sucesso e entrar enquanto ainda há pouca concorrência. Mas lembre-se de que muitos produtos são mesmo cíclicos, e a franquia tem que estar preparada para estes altos e baixos! 


Uma marca duradoura é aquela que é referência em seu segmento e que tem condições de sobreviver a modas passageiras.  Portanto, na hora de escolher, tenha em mente alguns critérios fundamentais: o produto ou serviço oferecido é pioneiro? Tem potencial para fazer sucesso e pouca concorrência? A franquia tem alguma estratégia especial para lidar com os concorrentes? A marca já é consolidada no mercado? Esta é uma franquia com potencial de ser duradoura, mesmo superada a moda passageira? 


Por fim, tenha certeza de que você se identifica com o negócio e tem afinidade com o setor. O sucesso de uma franquia depende muito do trabalho do franqueado, independente de ser um ramo em alta no momento. Ter conhecimento do mercado que pretende investir é muito importante para que você tenha o retorno e o sucesso desejados! 


 

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias, Franquias de brigadeiros


MATÉRIAS POR Patricia Belotti