Mundo Cheff lança o modelo de cotas

A Mundo Cheff, primeira franquia de utensílios culinários do Brasil, e associada à ABF – Associação Brasileira de Franchising, acaba de lançar o modelo no sistema de cotas, que visa acelerar o crescimento por meio de lojas próprias, ou seja, administradas pela marca.

Esta nova modalidade, com investimento a partir de R$ 10 mil, permite que o empreendedor decida em quantas cotas quer investir. “O modelo foi criado para aqueles que possuem um valor disponível para investimento, porém não tem tempo de administrar o negócio. Captamos o valor com a responsabilidade de atingirmos até 50% dos royalties mensais. Esta participação não gera nenhum vínculo societário, tributário, de joint-venture ou de representação” explica um dos sócios da Mundo Cheff, Rodrigo Chiavenato.

Como funciona

O novo modelo da Mundo Cheff rentabiliza 1,65% ao mês sobre o valor investido, pagos pelos royalties recebidos mensalmente das lojas. E, após dois anos, prazo de término do contrato, o valor de capital aportado é devolvido ao investidor, que não terá nenhuma responsabilidade sobre operacionalizar a marca e suas unidades. “O investidor não tem responsabilidades, ele apenas investe e recebe sua rentabilidade mensalmente sobre o montante investido. O valor é devolvido no prazo de dois anos, sendo 50% nos primeiros 12 meses e os outros 50%, em 24 meses. Desta forma, o investidor pode escolher se reinveste o dinheiro em nossas operações, transforma em participação nas lojas ou se ele recebe o valor de volta na conta.”, conta Rodrigo.

Outros modelos de negócios

Além desta nova modalidade, a Mundo Cheff possui outras três formas de negócios que são loja, quiosque e corner, sendo as duas últimas no formato de microfranquia, e desta forma a possibilidade de atender todo e qualquer público que quer investir em seu próprio negócio. 

“Nós abrimos nossa empresa de forma que as pessoas façam parte disso. Este é um negócio em uma crescente positiva e sabemos que as pessoas podem tirar proveito disso também, assim todos ganham”, diz Chiavenato.

Modelo Loja: investimento de R$180 mil, retorno de investimento em até 24 meses, lucratividade entre 15% e 30% e faturamento médio de R$ 40 mil. Nesta modalidade, a Mundo Cheff disponibiliza o parcelamento do investimento inicial em até 180 meses.

Modelo Quiosque: faturamento estimado de R$28 mil, lucratividade estimada entre 10% e 20%, retorno de investimento em até 24 meses e investimento de R$88 mil.

Modelo Corner: investimento de R$32 mil, faturamento estimado de R$6 mil, lucratividade estimada entre 25% e 35%, retorno de investimento em até 16 meses e taxa de franquia de R$10 mil.

Diferenciais

A Mundo Cheff® tem como principais diferenciais operações compactas, estrutura enxuta e fornecedores homologados. “Uma loja pequena reduz o custo de aluguel e quantidade de funcionários, disso é possível reduzir a estrutura. Fora isso, conseguimos condições especiais com os fornecedores. No mais, este é um mercado em constante expansão no Brasil há uns dois anos porque custa caro sair para comer, assim as pessoas têm levados os amigos para comer em casa”, fala Ronaldo.

Ainda, a empresa permite que o candidato a franqueado parcele o investimento inicial em até seis meses, para qualquer um dos formatos.

Para Rodrigo, o parcelamento é um grande trunfo na conquista de novos clientes. “Isso tem sido um grande diferencial na captação de novos contratos da Mundo Cheff®. As pessoas gostam muito desta tranquilidade no cronograma de desembolso de 180 dias, sendo que colocamos a loja de pé entre 45 e 60 dias. Assim, já no máximo no segundo aporte do investimento total, o franqueado já está com a loja rodando e vendendo”, diz.

Ronaldo vai além nos benefícios da aquisição de uma franquia da Mundo Cheff®. “Nossa plataforma de e-commerce tem uma ferramenta para que a franquia mais próxima do CEP de entrega realize a venda direta ao cliente. Isso representa um incremento de até 5% no faturamento total. Também treinamos o franqueado para fazer vendas corporativas para bares e restaurantes, algo diferente do consumidor B2C na loja. Com isso ensinamos ao franqueado na abordagem aos estabelecimentos da região, sobre como traçar estratégia de negociação e estratégias comerciais, entre outras coisas. Estas ações representam um incremento de até 10% no faturamento mensal”, revela.