Motivos para abrir uma franquia especializada em produtos naturais

Para abrir o próprio negócio não basta apenas uma boa ideia, alcançar o sucesso demanda muita pesquisa e testes até achar o formato ideal, além, é claro, ter tempo e budget para colocar em prática tudo que foi planejado. Essa não é uma tarefa simples.

De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae, os principais motivos que levam uma empresa a encerrar as atividades no primeiro ano de vida estão associados a falta de planejamento prévio. Dos negócios que fecharam, cerca de 39% não sabiam qual o capital de giro necessário para abrir o negócio, 33% não tinham informações sobre fornecedores, 55% não elaboraram plano de negócios. Até questões como desperdício, não identificar o público-alvo e experiência prévia foram apontadas como causa mortis desses empreendimentos.

Empreender é correr alguns riscos, mas existem algumas formas de reduzi-los, uma delas é se tornar um franqueado de uma marca já consolidada e com o segmento em ascensão. O CEO e Fundador da Bio Mundo, Edmar Mothé, traz alguns motivos para investir em uma franquia de alimentação saudável.

“O consumidor brasileiro tem se preocupado cada vez mais com a saúde e o bem estar. Esse é um dos motivos do mercado de alimentação saudável continuar em expansão no país. Uma análise da agência Euromonitor prevê um crescimento médio de 4,41% ao ano, até 2021. Este é o melhor momento para investir em uma franquia nesse segmento”, comenta Mothé.

UM NEGÓCIO JÁ TESTADO E APROVADO

Uma das vantagens em adquirir uma franquia é ter em mãos um modelo de negócio já testado e que rentabiliza. “Para abrir a Bio Mundo pesquisamos a melhor forma de estruturar a loja e de trazer um modelo diferenciado para o mercado de produtos saudáveis. Nos baseamos em modelos que encontramos em viagens dentro do Brasil e exterior, e estruturamos o melhor modelo de negócio. O benefício mais evidente de investir em uma franquia é adquirir todo o know-how que a marca adquiriu durante os anos de atividade”, explica o CEO da rede.

UM MODELO PARA CADA EMPREENDEDOR

Com 21 lojas próprias conseguiram testar vários modelos de franquias, cada um para atender diferentes necessidades da região e expectativas dos futuros franqueados. “Entendemos as necessidades das lojas de rua, shoppings centers, hipermercados, com diversos tamanhos e públicos. Padronizamos e adaptamos nossa rede para cada praça, facilitando para o franqueado e melhor gestão do seu negócio”, comenta Mothé.

UM PLANEJAMENTO DE GASTOS E DE NEGÓCIO EFICAZ E EFICIENTE

Ter na ponta do lápis os custos com fornecedores e estoque, capital de giro, instalações da loja, dentre diversas outras vantagens que oferecemos aos franqueados, vai ajudar o empreendedor a economizar tempo e reduzir os riscos de cometer erros. Essas são vantagens que uma franquia bem estruturada passa para o franqueado. “No segmento de  alimentação, por exemplo, ter definido o custo que terá com os itens em estoque é de extrema importância. Primeiro para que não compre em excesso e haja desperdício, já que temos que ficar sempre atentos com a validade e qualidade dos produtos. Segundo ponto é não comprar menos que o necessário, para não gerar rupturas na loja”, explica o CEO da Bio Mundo.

SUPORTE PARA OFERECER O MELHOR ATENDIMENTO

Contar com o suporte da franqueadora é uma outra vantagem, não somente na hora de estruturar o plano de negócio, mas no momento de capacitar o empreendedor e seus funcionários a gerirem sua loja. “Na Bio Mundo temos uma grande preocupação com o atendimento e serviço oferecido, ainda mais por se tratar de uma extensa variedade de produtos e clientes com diferentes interesses, desde público fitness, com alguma restrição alimentar, veganos e vegetarianos. Por esse motivo fazemos treinamentos recorrentes de capacitação técnica e comercial e oferecemos supervisão periódica para que todos estejam preparados a atender o cliente da melhor forma possível”, completa Mothé.

“Esse é momento do empreendedor investir em um segmento que realmente acredita e queira colocar seus esforços. Os benefícios são para ambos. Com o crescimento da marca, o franqueado também cresce”, finaliza Edmar Mothé.