Microfranquia é a grande aposta da Expo Franchising ABF Rio para quem busca empreender

De 27 a 29 de setembro, a Riocentro, no Rio de Janeiro, será palco de uma das 10 maiores feiras de franchising do planeta, a 12ª edição da Expo Franchising ABF Rio. Essa é uma grande oportunidade para quem busca abrir o próprio negócio e investir no franchising. São diversas opções de segmentos como educação, alimentação, beleza, reparos, entre muitos outros negócios. Centenas de marcas expositoras estarão presentes, onde os organizadores esperam atrair mais de 20 mil pessoas interessadas em abrir sua primeira franquia e franqueados que já conhecem o setor e querem aumentar ou diversificar os negócios.

Para quem está desempregado ou em busca do negócio próprio e quer investir com pouco capital, as microfranquias (investimento de até R$90 mil) continuam em alta e são modelos de negócios compactos que exigem espaço pequeno, sem a necessidade de arcar com muitos gastos.

Pronto para decolar

É o caso da Encontre Sua Viagem (rede especializada em serviços de turismo), que estará participando pela primeira vez da feira de franquias no Rio de Janeiro com o objetivo de aumentar ainda mais a visibilidade da rede e atrair novos investidores. Com cerca de 500 unidades em operação espalhadas por todo o Brasil, sendo dessas 36 somente no estado do Rio de Janeiro, a marca projeta encerrar o ano com mais 50 unidades ativas.

A marca acredita no potencial do turismo e assegura que em todo lugar há pessoas querendo viajar. Por isso disponibiliza os melhores acordos para agradar em cheio o bolso de cada cliente. A Encontre Sua Viagem oferece investimento inicial de apenas R$7 mil (incluso taxa de franquia + capital de giro), ideal para quem busca por um negócio home office. Além de poder atuar no conforto da própria casa o faturamento bruto (médio) mensal da marca é de R$50 mil e o prazo de retorno do investimento fica em torno de 3 a 12 meses.

Já para quem busca por algo maior e ainda com mais visibilidade, a rede oferece o modelo Loja Física com investimento de R$40mil (taxa de franquia + taxa de instalação + capital de giro), e faturamento bruto médio mensal de R$200 mil.

“Nosso foco durante a Feira é buscar unidades para Loja Física no Rio de Janeiro. Com o segmento em alta, essa é uma grande oportunidade para quem busca ter negócio próprio”, afirma Henrique Mol, diretor executivo da Encontre Sua Viagem. Prova disso, é que somente no segundo trimestre deste ano o segmento de Hotelaria e Turismo registrou o segundo maior crescimento no franchising, com 14,6%, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Sustentabilidade

Criada em 2009, a Acquazero surgiu no mercado com a proposta de limpeza automotiva ecológica com o uso mínimo de água (300 ml). A partir daí, a marca criou mais de 15 serviços seguindo o mesmo conceito e se tornou referência no mercado sustentável automotivo. Com a imersão no franchising em 2010, hoje a rede conta com aproximadamente 240 unidades e oferece quatro tipos de modelos, com  investimento inicial a partir de R$10 mil (home office). Além do home office, há também a Standard, Prime e Satélite.

Henrique Mol, diretor executivo da rede explica que escala, rentabilidade e a força da marca são grandes diferenciais, entretanto, o apelo que possui com a sustentabilidade é principal ponto responsável pelas vendas do negócio. “De acordo com o cenário atual, nosso plano de expansão prevê atingir 500 já para o ano que vem, e em longo prazo – para daqui cinco anos – duas mil unidades”, revela.

Somente para este ano, a rede projeta fechar cinco novos acordos após a feira. “Após a compra da marca pela holding Encontre Sua Franquia, o Rio de Janeiro é o segundo mercado que mais acreditamos em números de unidades no Brasil”, afirma o empresário.

Protegendo o bem pessoal

No segmento de corretora de seguros estreia na Expo Franchising ABF Rio a rede Quisto Corretora de Seguros. A marca é recém-lançada no franchising e possui um dos mais baixos valores do segmento: de apenas R$11.990 (home office). O negócio possibilita faturamento bruto médio mensal de R$50 mil, com prazo de retorno do investimento de 6 a 18 meses. Além do investimento baixo outra grande vantagem da rede é a baixa estrutura onde é necessário apenas computador, internet e telefone. A marca oferece ainda modelo para Loja Física com investimento de R$25.590.

A Quisto já conta com 10 unidades em operação e faz parte da holding Encontre Sua Franquia, detentora de negócios de diferentes segmentos.

“Esse é o momento ideal para apresentarmos a marca ao mercado. Com isso buscamos franqueados comunicativos e que se identificam com o segmento de seguros. Projetamos conquistar 10 unidades ainda este ano somente no Rio de Janeiro”, afirma Henrique Mol, diretor executivo da Quisto Corretora de Seguros. A marca oferece no mercado mais de 90 soluções em seguros.