Miami receberá a segunda franquia da Único Asfaltos.

Produtora de massa asfáltica usinada a quente e aplicada a frio, exclusiva e estocável, a Único Asfalto opera em todo o Brasil, com mais 90 franqueados.

A Único Asfaltos – única franqueadora brasileira industrial no segmento de produção e comercialização de misturas asfálticas – está em plena expansão internacional: a marca acaba de assinar contrato de sua terceira unidade nos Estados Unidos. Desta vez, a unidade franqueada será instalada em Miami. “Temos uma operação própria em Fort Lauderdale, também na Flórida, e nosso primeiro franqueado em solo norte-americano já começou a operar na Virgínia”, comemora Jorge Coelho, franqueador.

A nova franquia será operada por um brasileiro que, assim como Coelho, decidiu mudar-se para o exterior. “O empresário Vanderlei Dias Lino procurou-nos em uma feira de franquias da qual participamos porque soube que podemos auxiliar empreendedores que desejam mudar-se para os países em que operamos, como a Colômbia, República Dominicana e os Estados Unidos. Ele tem o perfil desejado pela marca e, agora, assinou o contrato. Até o final do ano, começará a operar”, explica Coelho.

A Único Asfaltos adaptou seu equipamento e know-how ao mercado norte-americano. Isso significa que oferecerá, no exterior, o mesmo produto que oferece no Brasil – massa asfáltica rodoviária usinada a quente e aplicada a frio, exclusiva e estocável. “Nos Estados Unidos, temos a mesma usina que criamos no Brasil, a Cayman. É uma usina exclusiva da Único Asfaltos – assim como o asfalto que produzimos também é exclusivo, segredo industrial nosso – e nosso público-alvo também são pessoas jurídicas e físicas: pequenos empreiteiros, condomínios, pátios de manobra de empresas, prefeituras e consumidor final”, explica o franqueador.

A expansão por franquias nos Estados Unidos

Jorge Coelho explica que os franqueados que operarão nos Estados Unidos, a princípio, serão como Vanderlei: brasileiros que adquirem a franquia no Brasil e obtêm o direito de operá-la no território norte-americano. O investimento é de US$ 400 mil. “A operação é exatamente como a brasileira: um franqueado que implementa e replica um modelo de sucesso, esteja onde estiver, com uma fábrica (uma usina Cayman), uma ensacadora, uma pá mecânica, um terreno e muito trabalho”, diz.

O apoio da franqueadora é total, até mesmo porque há essa unidade própria operando em Fort Lauderdale há mais de um ano. Em relação a vistos de permanência e documentações, a Único também orienta o franqueado com a burocracia.

A ideia da Único é implementar cinco franquias nos Estados Unidos até o final do ano. “Estimamos que, aqui, caibam 9 mil franquias e vamos trabalhar, nos próximos anos, para alcançar este número. Assim que ficarmos mais conhecidos e tivermos outros franqueados brasileiros operando, abriremos a expansão para norte-americanos se tornarem franqueados”.

Operações na Colômbia e República Dominicana

A Único Asfaltos também já opera na Colômbia e na República Dominicana. Nestes dois países, ainda não foi iniciada a venda de franquias. “Sempre queremos operar o mercado por um tempo que consideremos ideal para ter a segurança de abrir unidades franqueadas. É imprescindível que o franqueador conheça o local, para poder replicar o modelo de negócios errando quase nada”, pondera Jorge Coelho.