Mercado de franquias ainda se mostra uma opção mais segura para empreender

Investir em um negócio próprio em tempos de crise econômica pode não parecer uma das melhores ideias, porém, alguns setores da economia brasileira ainda continuam em alta. É o caso do setor de franquias. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou recentemente que o ano de 2015 fechou com crescimento de 8,3%, um crescimento que não aconteceu em outros segmentos. As projeções para 2016 também são positivas. Divulgado recentemente, também pela ABF, o franchising nacional deverá crescer de 8% a 10% este ano.

Dentro do franchising nacional, um dos segmentos que mais se destaca é o de educação e treinamento, este que cresceu 12% ano passado. Com a crise econômica e o número cada vez maior de demissões, as escolas de cursos livres passam a ser ainda mais procuradas por pessoas que precisam se qualificar para conseguir um novo emprego e também por pessoas que nunca trabalharam e que agora estão em busca da primeira oportunidade em um mercado de trabalho bastante acirrado.

O Instituto Embelleze é uma das franquias que fazem parte deste segmento. Fundado em 1998 e no franchising desde 2013, atualmente com mais de 370 franquias abertas. Suas unidades formam profissionais para outro setor que também se mostra bastante resiliente: o de beleza. “Além da qualidade dos cursos, o que chama a atenção dos alunos é o fato de o mercado de beleza oferecer muitas oportunidades de emprego e renda. É raro um bom profissional dessa área ficarsem trabalho,” comenta Paulo Tanoue, presidente do Instituto Embelleze. “Depois de dois meses matriculado no curso de cabeleireiro, por exemplo, o aluno já consegue prestar alguns serviços, portanto, não é preciso esperar se formar para começar a ganhar dinheiro. A alta procura pelos cursos faz da franquia um negócio lucrativo, mesmo em momentos de crise,” finaliza.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!