Marcelo Salomão falou sobre inovação em evento na cidade de Birigui, interior paulista

Começar uma carreira como empreendedor não é tarefa fácil e para quem está pensando em se aventurar nesse mundo nada melhor do que aprender com os melhores players do mercado. O Brasil está cheio deles: empresários que surgiram “do nada”, que carregavam consigo uma boa ideia na cabeça e uma vontade enorme de transformar a vida das pessoas.

Marcelo Salomão faz parte deste cenário: empreendedor nato, começou a trabalhar aos 15 anos como sacoleiro (trazia coisas do Paraguai para vender aos amigos) e com apenas 17 anos decidiu abrir a própria empresa de editoração eletrônica. “As coisas foram acontecendo muito rápido e quando eu tinha 19 anos comecei outro negócio, uma empresa de software para indústrias de calçados. Em apenas três anos nos tornamos líderes no mercado em nossa região”.

A história que começou na adolescência virou um case de sucesso: hoje Marcelo é dono de uma rede de franquias com mais de 70 unidades franqueadas espalhadas pelo Brasil, a Gigatron Franchising, que desenvolve softwares para empresas que atuam no varejo. Além de estar à frente da franquia, Salomão é um investidor serial atuando com negócios da área de tecnologia (com investimentos em fintechs, softwares e startups), entretenimento, alimentação, indústria e varejo.

No dia 07 de março Salomão compartilhou toda sua experiência e know how no mundo dos negócios no 6° Meet Up Birigui – Os caminhos da inovação. Para o empresário, essa foi uma grande oportunidade de se aproximar do público de sua cidade natal, onde tudo começou: “Desde que me tornei empresário não consegui me desvencilhar de Birigui. A franqueadora está localizada na cidade, tenho toda uma equipe que me ampara aqui”.

No evento, a fala do empresário foi sobre o efeito da Netflix, plataforma de streaming que caiu no gosto do mundo todo, alterando a forma como consumimos filmes, séries e produtos audiovisuais de uma maneira geral. “Sempre trabalhei com tecnologia, desde quando fundei minha primeira empresa. Lá atrás nos anos 2000, por exemplo, as coisas demoravam um pouco mais para mudar, a tecnologia não era tão presente assim. Nem todo mundo tinha computador em casa e o celular ainda não tinha todo esse apelo que tem hoje”, comenta Salomão.

Junto a outros profissionais inovadores, o evento tem o intuito de discutir as consequências das transformações causadas pela tecnologia. Para Salomão, essa iniciativa não só é importante, como é fundamental para compreender o cenário para quem decidir empreender numa sociedade cada vez mais moderna e globalizada. “Quando comecei minha carreira tudo era diferente. Não tínhamos os diversos recursos que temos hoje, e ver o negócio deslanchar era um pouco mais difícil, tudo tomava muito tempo. Hoje não, as coisas acontecem num piscar de olhos, você precisa estar atento para não ficar para trás”, diz Salomão.

Com uma rotina apertada e cheia de compromissos, o empresário fica conectado 24 horas por dia para conseguir acompanhar a demanda gerada pelos negócios, especialmente a franquia: “A Gigatron atua em todo o Brasil, são muitos franqueados e gosto de estar à disposição para o que eles precisarem. Todos têm meu número e sabem que podem entrar em contato comigo sempre que acharem necessário”.

Após um mês de diversos afazeres nos Estados Unidos, país onde a Gigatron espera começar seu processo de internacionalização, Salomão volta à sua cidade natal com novidades e novas experiências que prometem agregar muito valor para quem deseja se aventurar no mundo dos negócios. “Acho importante participar de eventos como esse, especialmente na minha cidade, onde posso contribuir para o ecossistema empresarial e ajudar novos empreendedores a trilhar um caminho de sucesso”, diz.