Máquinas de cartões terão que ser adaptadas para deficientes visuais

Empresas de adquirências, administradoras de máquinas de cartões de crédito e débito, passam a ser obrigadas a ter dispositivos adaptados para deficientes visuais no estado do Mato Grosso do Sul. A Lei foi sancionada pelo governado do estado Reinaldo Azambuja e divulgada no começo do mês pelo Diário Oficial do Estado.

Mas como essa lei implica no dia a dia de fornecedoras de maquinetas de pagamentos eletrônicos? Kawel Lotti, diretor executivo da Acqio Franchising, rede de franquias de venda de maquininhas para cartões de crédito e débito, explica que com a entrada de muitos aparelhos que facilitam as vendas por cartões no mercado, muitas regras consideradas básicas, como a de inclusão de deficientes, acabaram se perdendo. “Para a Acqio não vai mudar em nada, nossa maquineta é totalmente adaptada para os portadores de deficiência visual. Com o crescimento no uso de cartões de crédito e débito, muitas empresas enxergaram nesse setor uma oportunidade de ganhar, mas para isso acabaram se esquecendo de alguns requisitos básicos, como ter inscrições em Braille nas teclas”, explica.

Conforme o texto aprovado, as empresas deverão adaptar as informações em áudio, aumentar as proteções laterais e inserir teclas em Braille. As instituições terão prazo de seis meses para a adequação das maquinetas às novas regas. “Essa é uma lei do Mato Grosso do Sul, mas deveria ser sancionada em todo o Brasil. É bom para o deficiente que tem segurança ao realizar suas compras e bom para o varejista que facilita a comunicação com seu cliente”, explica Lotti.

Além de estar completamente adaptada aos deficientes visuais, a maquineta da Acqio traz diversas vantagens para seus usuários, como: Possibilidade de parcelamento de compras em até 12 vezes; Não ter custos com aluguel; Recebimento em até quatro dias úteis; Acompanhamento de venda em tempo real; Atendimento presencial e consultoria. Lembrando que o aluguel de uma maquineta de cartão gira em torno de R$144,80 mensal, ou seja, com oito meses de aluguel você compra a sua própria maquineta. A Acqio possibilita também o parcelamento desse aparelho em 12x de R$99,00. “Queremos que o pequeno varejista tenha tantas chances de vendas quanto o grande. Quando o cliente enxerga as mesmas condições de parcelamento, muitas vezes ele escolhe por comprar em um local que ele já conhece e que seja próximo de sua residência ou do seu trabalho”, finalizou Kawel.

Vantagens tecnológicas da maquineta POS Acqio
-Permite compras à vista ou parcelamento no cartão;
-Os juros calculado na maquineta por parcela vai de acordo com a solicitação do varejista;
-É possível configurar a maquininha até 12 parcelas sem juros;
-A maquineta Acqio é autoexplicativa, com visor touch, ou seja, o vendedor visualiza na tela da própria máquina o valor total da compra já com juros computado, se houver;
-É a única maquineta vendida no mercado que emite comprovante de pagamento assim que a compra é efetivada.

Deficientes visuais no Brasil
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base no Censo 2010, no Brasil existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. Entre pessoas cegas e com baixa visão, 582 mil sem visão alguma.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!