Máquinas de autoatendimento é um setor de expansão no País

Publicado em 16/09/2014 por Bruna Santos de Souza | Ultima Atualização em 04/12/2014

Marcas de franquias como Laundromat, Purificatta e Beauty Bazar apostam no mercado de serviços e atendimentos rápidos

Sucesso nos Estados Unidos e na Europa, as máquinas de autoatendimento ainda buscam espaço no mercado brasileiro. Porém, a procura por este tipo de serviço é crescente e o modelo possuí cerca de 100 mil máquinas, com o faturamento anual de R$ 1 bilhão em vendas. Grande parte deste setor pertence a grandes empresas, que disponibilizam produtos como cafés, bebidas e snacks. O público em geral atendido é de empresas, universidades e aeroportos. Especialista afirma que apesar de desconhecido este é um mercado de franca expansão no País.


A praticidade dos serviços prestados por estas máquinas tem atraído clientes, e com isto empreendedores. Para Carlos Militelli, presidente da EPS Eventos (promotora da Expovending & OCS) “o sistema de máquinas automáticas já é muito conhecido para lanches na madrugada e bebidas. Agora surgem também com artigos de beleza, como removedor de esmalte e lixa de unha, como um grande coringa. Em 2014, este é um mercado que deve crescer até 15% no Brasil”. 


O presidente disse que com esse acréscimo esperado quem se beneficia também é o setor hoteleiro. “Com a adoção das máquinas automáticas, os hotéis conseguem atender a demanda dos hóspedes e assim oferecem melhores preços nas diárias”, explicou.


 O setor de franchising ainda está se adaptando ao novo ramo de negócios e marcas já apostam no sucesso. 


Um destes é a lavanderia Laundromat. A empresa criada na Argentina por Juan Carlos Lopez e mais dois amigos veio para o Brasil em 1987. Presta serviços de lavagem convencional e também expressa. A rede está presente em 15 estados brasileiros. Oferece modelos customizados de franquia de duas maneiras: a Laundromat Integral, que conta com atendimento self service, passadoria profissional, lavagem a água, wet cleaning; e a Laundromat Express, um modelo de negócio de rápida instalação, no qual o serviço é self-service e atendimento drop-off. O investimento nesta franquia de serviço de lavagem de roupa expressa varia entre R$ 80 mil e R$ 150 mil. 


Para quem procura uma franquia de baixo custo e também que pensa no meio-ambiente o investimento pode ser feito nas máquinas de água potável da Purificatta. O equipamento funciona assim: fornece água limpa para quem colocar nela uma garrafa ou galão e pagar o valor estipulado. Tem baixa necessidade de manutenção e não é necessário a presença física do empresário, além de ser um produto novo no mercado. A marca é do Rio Grande do Sul e está presente, por exemplo, em cidades turísticas como Gramado, Canela, Nova Petrópolis, as três no estado gaúcho, e em Florianópolis, em Santa Catarina. 


A Beauty Bazar lançou a pouco tempo o serviço de vending machines, no qual a máquina vende produtos de beleza para o corpo e para unhas. No momento o serviço está apenas em São Paulo. Duas máquinas foram instaladas na Estação Paraíso, na capital paulista, entre as linhas azul e verde. A escolha pelo metrô foi porque o local tem um grande fluxo de pessoas que precisam de um serviço rápido. As empresárias Lis Saba e Livia Valim dizem que querem que as máquinas estejam em breve em todo o Brasil, e por isso já estudam a opção de franquear a marca e já aceitam propostas. De acordo com informações prestadas pelas empresárias o investimento nas duas máquinas do metrô (uma com produtos de higiene pessoal e outra com produtos para unhas) foi de R$ 30 mil. São vendidos cerca de mil itens por mês, e a reposição de produtos nas máquinas é diária. 


 Clique aqui para receber mais informações: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias, Beauty Bazar, Purificatta, Laundromat, Franquias de Lavanderias, Máquinas de autoatendimento, Franquias de máquinas de autoatendimento