Malhação vira franquia robusta

A Rede de Academias Biofisic surgiu em Minas Gerais em 2012, tendo como foco “a excelência na promoção da saúde e bem estar de seus clientes”. Sua aposta é num modelo de negócio sustentável com gestão moderna.

Hoje a rede conta hoje com 5 unidades próprias no Sul de Minas, nas cidades de Itajubá, Pouso Alegre e Poços de Caldas, e a primeira unidade franqueada, inaugurada em 2017 em Valinhos/SP.

Atualmente são mais de 8 mil alunos, sempre com o foco em melhorar a qualidade de vida nas localidades onde atua. Mas como? Dentre tantas academias que vemos todos os dias por todo o Brasil, qual o diferencial da Biofisic? E que benefícios oferece ao franqueado?

Para saber as respostas, conversamos com Marcelo Almeida, sócio-diretor da marca. Confira.

Mapa das Franquias: Como foi a adaptação pra franchising? Contaram com alguma consultoria no processo?

Marcelo Almeida: A opção pelo crescimento através do franchising foi um caminho natural após o consolidação do negócio através das unidades próprias. Com um modelo de negócio sustentável e replicável, e todo o aprendizado de 5 anos de operação, buscamos expandir a marca Biofisic, levando uma excelente alternativa de investimento para empreendedores que se identificam com nossa proposta e valores.

Durante o processo de franchising contamos com o suporte do Grupo Bittencourt, uma empresa com muita experiência e profissionalismo, uma parceria que muito nos auxiliou na formatação da franquia.

Mapa das Franquias: Do sul de Minas para Valinhos, interior de São Paulo. Como foi esse processo? Quais as semelhanças e diferenças entre os dois mercados?

Marcelo Almeida: A primeira franquia em Valinhos foi um desafio e um enorme sucesso, nosso “cartão de visitas” no franchising. A região de Campinas estava dentro do nosso mapeamento de prospecção de franqueados e identificamos um empreendedor com o perfil ideal para iniciarmos a parceria para a primeira franquia.

As demandas básicas de um academia são semelhantes, mas Valinhos trouxe a oportunidade de desenvolver nosso processo num mercado mais exigente, contribuindo para nossa evolução. Esse processo tem sido de muito aprendizado e satisfação, os resultados tem superado as expectativas. Estamos muito melhor preparados para nosso plano de expansão no franchising.

Diferencial

Mapa das Franquias: Pode explicar pra gente a ideia do slogan: “Todas as modalidades pelo preço de uma”?

Marcelo Almeida: Normalmente as academias possuem uma complexidade nos planos, cobrando por cada serviço ofertado e restringindo a frequência, dificultando o entendimento do Cliente. Nossa proposta é simplificar esse processo, oferecendo todos os nossos serviços por um único valor. Sem restrição do número de modalidades ou dos dias para treinar. Queremos que o Cliente venha treinar conosco e usufrua de todos os serviços, todos os dias. Esta é a melhor forma de promover a saúde, bem estar e felicidade de nossos Clientes.

Mapa das Franquias: Expansão: quais os planos para o segundo semestre? Crescer em outros estados? Quais?

Marcelo Almeida: Nosso plano de expansão não restringe a atuação aos estados de Minas e São Paulo, estamos abertos a oportunidades em todo o Brasil. No momento estamos em negociação para abertura de mais uma unidade em Minas e outra em São Paulo. As indefinições do atual cenário econômico e político têm trazido maiores dificuldades para as decisões de investimento, mas estamos convencidos que o pior já passou e teremos melhores condições de crescimento, é o que nós e todo o Brasil precisamos.

Importante é que a Biofisic busca parceiros que acreditem no nosso projeto, tenham espírito empreendedor, visão de mercado, bom relacionamento e, principalmente, busquem a satisfação dos Clientes, levando mais saúde e felicidade para diferentes cidades do Brasil.