Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo

Publicado em 28/03/2017 por Imprensa

Pesquisa da Boa Vista SCPC também aponta que a “qualidade” e a “promoção” são prioridades para a maior parte dos consumidores

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. 

O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31 de janeiro e 13 de fevereiro, também quis saber em qual situação os entrevistados acreditam ser mais conservadores. 61% dizem ser mais conservadores em seus hábitos de compra, independente do produto ou serviço; e 39% no uso diário do dinheiro.

A pesquisa da Boa Vista SCPC também perguntou ao consumidor o que leva em consideração, em primeiro lugar, ao decidir pela compra de determinados produtos ou serviços.

A promoção, por exemplo, supera a qualidade e a marca nos itens de limpeza, vestuário, calçados, perfumaria, eletrodomésticos, eletrônicos e até celular/smartphone. Por outro lado, a qualidade tem mais relevância em detrimento da promoção ou da marca quando a compra é de alimentos e produtos de higiene pessoal. O quesito marca fica em terceiro lugar em todos os itens questionados.

Quanto ao grau de endividamento neste início de ano, em média, 20% dos consumidores classificam-se como muito endividados. Este percentual cresce na classe DE (53%).

Perfil dos entrevistados

Maioria do público representa as classes D/E. Aproximadamente 70% residem no Sudeste do país. Prevalecem os homens e os que moram com a família. Os mais jovens concentram-se nas classes DE. 17% dos consumidores da classe DE estão desempregados. 34% fazem “bico” ou trabalho extra. Em média, 65% dos consumidores são casados e possuem filhos. Na classe AB este percentual cai para 62%.

Metodologia

Esta pesquisa teve como identificar o perfil do consumidor frente aos hábitos de compra. A aplicação da pesquisa se deu via Internet, por meio do Portal Consumidor Positivo, ao longo do período de 31 de janeiro até 13 de fevereiro, e contou com a participação de 1.169 respondentes.

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Palavras-chaves: Pesquisas