Mães transformam necessidade pessoal em negócio rentável

Foi-se o tempo em que, quando pensávamos em empresários, só nos vinha à cabeça aquela imagem do homem de terno e gravata. As mulheres estão fortalecendo cada vez mais sua presença no mundo dos negócios. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2017, 20,7% (14,2 milhões) das mulheres brasileiras começaram a empreender nos últimos 3,5 anos. Se for para comparar, neste caso, os homens são apenas 19,9% – um total de 13,3 milhões.

A administradora de empresas, Graziella Kellermann, 37 anos, é um exemplo disso. Após trabalhar por 16 anos como bancária, ela decidiu buscar novos desafios e investir no seu próprio negócio.

Casada e mãe de dois filhos, Graziella tinha um extenso expediente de trabalho e, por isso, deixava as crianças na escola por tempo integral. Preocupada com a alimentação deles, a bancária tinha o costume de preparar três lanches diários para colocar em suas lancheiras.

Sem ideias para variar no preparo das merendas, a empreendedora decidiu buscar na internet empresas que oferecessem esse serviço. Foi então que ela se deparou com a Snack Saudável. O conceito da rede foi tão atrativo, que a empresária decidiu buscar informações para se tornar uma fraqueada.

Rede especializada em delivery de lanches saudáveis para crianças, a Snack Saudável foi fundada em 2016 por Larissa de Souza que abandonou a carreira de assistente social para montar o próprio negócio.

“Estava sempre preocupada com a alimentação dos meus filhos, tentava balancear uma alimentação nutritiva e saudável, então preparava bolos caseiros, sanduiches naturais e sucos. Quando conheci a ideia de negócio gostei muito da proposta”, explica Graziella.

A empresária está no comando da unidade de Gravataí, que tem nove meses de atuação e conta com 30 clientes que contratam o pacote mensal. São 60 lanches produzidos diariamente e distribuídos para várias instituições de ensino da região.

Outra mulher que decidiu investir no seu próprio negócio foi a enfermeira Mari Núbia Silva da Silva, 38 anos. Após trabalhar por 10 anos na área da saúde, Mari decidiu abandonar a intensa rotina de trabalho nos hospitais para auxiliar o seu marido com a papelada em seu escritório de advocacia. Foi durante este período que ela percebeu que poderia investir em seu negócio.

“Assim que saí do hospital já pensava em investir em uma franquia, sempre tive essa vontade. Eu estava cansada de esperar pela valorização profissional e, quando conheci a Snack Saudável, gostei da proposta da rede e percebi que essa era a oportunidade ideal para empreender”, diz Mari.

De acordo com a empresária, assim como aconteceu com Graziella, a preocupação com seus dois filhos foi um grande fator de motivação para que escolhesse o segmento. “Sempre estive atenta à alimentação deles e decidi investir em um negócio de alimentação saudável porque sei que outras mães precisam desse serviço. Com certeza elas se preocupam com a alimentação de seus filhos tanto quanto eu”.

A empreendedora está no comando da unidade de Torres, localizada no Rio Grande do Sul, desde de setembro e as entregas estão sendo feitas em seis escolas da cidade.

O cardápio segue o padrão da rede. Os kits entregues pela Snack Saudável são compostos por sucos naturais (polpa ou fruta) e preparados com açúcar orgânico ou demerara. Os alimentos, como pães, bolos e sanduíches, são assados e também podem ser integrais.

Em geral, os pais optam pela aquisição de um pacote mensal para receber os kits todos os dias, mas é possível também fazer encomendas diárias, por meio de WhatsApp e Facebook. Além disso, como os alimentos são frescos e precisam ser consumidos em um curto prazo de tempo, a entrega deve ser diária na própria escola.