Jovem franqueador da Amiste Café estreia no franchising brasileiro com novas ideias

Em 2012, quando tinha 30 anos de idade, o empresário Eduardo Vicente ajudou a estruturar um negócio bastante promissor no mercado de vending machines (máquinas de vendas automáticas). Junto com mais dois sócios, criou em Londrina (PR) a franquia Amiste Café, especializada na locação de máquinas automáticas de café e bebidas quentes para o mercado corporativo. O investimento inicial neste projeto foi de R$ 400 mil, considerando a franqueadora e duas unidades próprias. Não há concorrência direta para o negócio em franchising.

Atualmente, a rede conta com quatro unidades próprias em Londrina (PR), Campo Grande (MS), Maringá (PR) e Belo Horizonte (MG) e uma franquia em Curitiba (PR). As máquinas locadas pela Amiste oferecem diversas opções de cafés, bebidas quentes e até sopa de mandioquinha. Além disso, o escopo do negócio também compreende a venda de insumos para as máquinas, todos de marca própria.

No ano passado, a rede obteve uma receita de R$ 3,4 milhões. Para 2015, o objetivo é crescer 30% e ultrapassar a barreira dos R$ 4 milhões em faturamento. Neste ano, a empresa pretende abrir duas unidades franqueadas e alcançar um contingente de 100 máquinas locadas. Para Vicente, o grande atrativo do negócio é a boa margem que a locação das máquinas proporciona aos franqueados e o padrão no sabor dos produtos comercializados. “No setor de food service, essa padronização é fundamental”, observa o empreendedor, que optou pelo modelo de franchising para potencializar a disseminação da marca no País.

Formado em engenharia elétrica, Vicente – de 33 anos – começou sua carreira como trainee na Telefônica Vivo, em 2005. De lá, seguiu para a Votorantim, onde adquiriu amplas referências nas áreas de planejamento estratégico, desenvolvimento de novos negócios, fusões e aquisições. Em 2010, ingressou no Grupo Abril e foi neste período que surgiu o desejo por empreender. “Meus sócios, que são amigos de infância, já trabalhavam no segmento de máquinas automáticas em Londrina. Então, em 2011, decidimos entrar no mercado de franchising e criamos a marca Amiste, que começou efetivamente a operar como franqueadora no primeiro semestre de 2013”, relembra Vicente.

Em Pauta

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito