Irmãos transformam duas kombis velhas na maior rede de produtos de limpeza

Situações difíceis são comuns na vida de todo empreendedor. No entanto, às vezes, elas dão um “tempero” especial ao negócio. E os desafios se tornam um grande aprendizado. É o que aconteceu com os irmãos paulistas Leandro e Leonardo Castelo, fundadores da Ecoville, rede de produtos de limpeza criada em 2007. “Após uma chuva, nossa kombi afundou na lama. Ficamos em pleno desespero, mas entendemos que estávamos despreparados e precisávamos nos reinventar”, afirma Leandro.

Hoje, quem vê a franquia com 300 unidades espalhadas pelo Brasil não imagina o quão difícil foi chegar nesse ponto. No início, os irmãos tinham capital de giro para três meses. “Quando esse dinheiro acabou, começamos a vender o almoço para comer a janta”, diz Leonardo. Foi nesse momento que entenderam que era preciso usar o seu poder de negociação para conseguirem recursos.

Ambos engenheiros, os irmãos já tinham experiência com o mercado corporativo. Leonardo trabalhou como gerente de operações da Coca-Cola e Leandro foi gerente de projetos de automação, em uma empresa que prestava serviços para a Sadia. Agora, era hora de colocar em prática suas habilidades para alavancar seu próprio negócio. “Em meio aquela lama que estávamos, literalmente, decidimos: vamos montar a ‘Natura’ dos Produtos de limpeza”, diz Leandro Castelo.

A virada de chave

Eles usaram sua arte de negociação e compraram seis kombis na promissória. Esse foi o primeiro passo para a ampliação dos negócios. Fabricar de noite, vender de dia. Essa foi a rotina dos irmãos por muito tempo. Sua família chegou a dormir por mais de seis meses em um pequeno galpão para fabricar à noite os itens que seriam vendidos na manhã seguinte. Com as vendas em crescimento, os empreendedores decidiram investir ainda mais e, em 2009, adquiriram 12 novos carros para dar início a um plano agressivo de expansão por meio da parceria com revendedores e abertura de lojas próprias.

“Fizemos uma proposta aos nossos “concorrentes”, convidando o pessoal que produzia e vendia de maneira irregular e pouco profissional para ser um parceiro Ecoville. Nós oferecíamos o produto, e eles revendiam”, diz Leonardo. O resultado da estratégia foi um sucesso: após cinco anos de existência da empresa, passou a dominar o mercado de Santa Catarina com 260 revendedores.

Em 2016, os empreendedores investiram em um novo mercado: o de franchising. Passaram a oferecer o modelo de franquia e microfranquia para empreendedores interessados na marca. Além do modelo móvel, também contam com a loja física.

Dentre os produtos oferecidos nos estabelecimentos da Ecoville, que hoje tem o maior mix de produtos de limpeza do País, com 250 tipos de artigos, estão alvejantes, amaciantes, detergentes, desengordurantes, limpadores, limpa-vidros e, até mesmo, artigos de limpeza para carros, com embalagens que variam entre 500 ml a 5 litros. As embalagens econômicas são nossa principal característica e a economia para o consumidor.

A história dos irmãos conquistou o mercado. Em 2018, foram vencedores do Prêmio Empreendedor do Ano, considerado o Oscar do empreendedorismo, realizado pela EY (Ernst & Young). “Temos orgulho de dizer que hoje somos uma marca consolidada com 12 anos de experiência”, diz Leandro. Em 2019, a dupla subiu ao palco do Day1 e saíram aplaudidos de pé, um dos maiores eventos de inspiração do país, organizado pela Endeavor. A “velha” kombi foi a protagonista da história deles. “Mesmo na lama, não desistimos dos nossos sonhos, pois são as nossas decisões e não as nossas condições que determinam o nosso caminho”, afirma Leonardo Castelo.